Como preparar um impermeabilizante externo faça você mesmo

por Roberta Freitas

04 Setembro 2022

Como preparar um impermeabilizante externo faça você mesmo

A umidade é um dos inimigos a serem erradicados em qualquer casa: não só prejudica a integridade das estruturas arquitetônicas e dos móveis e objetos dentro das casas, mas também é prejudicial à saúde, pois favorece o aparecimento de mofo de vários tipos. Assim, no setor da construção, são construídas paredes externas e coberturas (especialmente as que podem ser pisadas, em terraços) e depois reforçadas, com materiais isolantes de vários tipos.

Mas como era no passado? Era necessário intervir com mais frequência e preparar uma impermeabilização do tipo faça você mesmo com materiais naturais e de uso corrente, que podiam ser encontrados em mercados ou lojas de ferragens, como sabão (como o de Marselha) e alume. Continue a ler para saber mais.

via Fundación Alfredo Harp Helú Oaxaca/YouTube

Video tutorial via Fundación Alfredo Harp Helú Oaxaca/YouTube

Video tutorial via Fundación Alfredo Harp Helú Oaxaca/YouTube

Como você pode descobrir neste vídeo, a preparação desse tipo de remédio é bastante rudimentar e requer alguma paciência, mas ainda é eficaz para a preservação de construções antigas a um baixo custo.

O vídeo usa sabão amarelo de origem natural, portanto, sem aditivos químicos e perfumes, e depois o alúmen, um sal misto de alumínio e potássio que ocorre em estado sólido quando à temperatura ambiente, mas que se dissolve facilmente em água quente. Outras "receitas" da web, por outro lado, usam sabãos diferentes, como os que são usados ​​na lavanderia e que contêm sebo de sódio, que é uma substância produzida com gorduras animais, como o sebo bovino. Esses últimos são muitas vezes referidos como sabãos "a seren evitados", mas no caso de um uso em um edifício como o relatado, eles podem funcionar.

Como proceder?

O método indicado no vídeo envolve o uso de grande quantidade de matéria-prima, já que o produto é utilizado para impermeabilização do telhado de uma igreja. São utilizados 10 bastões de sabão (aproximadamente 400g cada) e 5kg de alúmen. O sabão é reduzido a flocos, e cada ingrediente é fervido em um balde separado, com capacidade para 19 litros de água.

O conselho é preparar as duas misturas e mantê-las aquecidas enquanto são espalhadas com pincéis grandes, sobre uma superfície limpa e seca. Eles também recomendam aplicar uma demão de produto por dia nas horas mais quentes, alternando o sabão dissolvido em um dia e o alúmen dissolvido no outro, por um total de 6 dias. É uma manutenção que se repete todos os anos.

pexels.com

pexels.com

Uma variante para telhados brancos:

  • 1kg de cal branco
  • 1 kg de alúmen
  • 1 balde de metal
  • 4 barras de sabão em pó branco
  • água suficiente

Ferva a água com o cal no balde
2. Esmague o sabão e o alúmen em flocos
3. Despeje-os em água quente e derreta
4. Aplique na superfície desejada. Se chover, espere 3 dias (sem chuva) antes de aplicar uma nova demão.

Você ja conhecia esses métodos antigos de impermeabilização?