Hidroponia: plantas que você pode cultivar na água

por Roberta Freitas

25 Agosto 2022

Hidroponia: plantas que você pode cultivar na água

Alguns chamam de hidrocultura, alguns hidroponia: envolve o cultivo de plantas na água, geralmente em recipientes de vidro (principalmente por um fator estético, mas nem sempre), sem que as raízes se afundem no solo. Requer um pouco de atenção, mas é uma forma muito charmosa de cultivação em espaços pequenos, perfeita para quem quer decorar com muito charme.

Não é só colocar a planta com as raízes, ou a muda, dentro de um recipiente com água e esperar, mas é preciso alguns cuidados. Continue a ler para saber mais.

Cultivação a partir da raiz

Se você quiser tentar cultivar a planta que já tem seu próprio sistema radicular (e as mais fáceis são orquídeas), aqui está como proceder:

Remova todo o solo ao redor das raízes: você tem que trazer o sistema radicular de volta, muito suavemente. Quanto mais tempo as plantas são manuseadas pelos humanos, mais elas se retraem e sofrem, então evite prolongar muito as manobras. Você pode ajudar, se necessário, mergulhando a planta em um pouco de água morna por 20 minutos e removendo o que sair facilmente. Melhor repetir a operação do que atacar as raízes.
2. Lave suavemente as raízes sob água ligeiramente fria.
3. Com uma tesoura esterilizada, remova quaisquer partes do sistema radicular que estejam doentes ou danificadas.
4. Encha o vaso escolhido até a metade com água, mergulhe a planta e complete com água até que todas as raízes estejam submersas. A água deve atingir o colar, como se fosse o nível atingido pelo solo. Portanto, quaisquer galhos e folhas não devem permanecer debaixo d'água.

Você terá que trocar a água a cada 25 ou 30 dias.

Outras informações úteis

Existem alguns tipos diferentes de hidroponia dependendo da planta que você deseja cultivar, então sempre descubra primeiro com uma pesquisa cuidadosa. Plantas como manjericão ou alecrim, por exemplo, preferem ter cubos de lã de rocha em que afundam suas raízes, em vez de apenas água. Caso contrário, também podem ser usados ​​esfagno, perlita, vermiculita ou fibra de coco.

Todos os vários tipos de substrato ainda precisarão ser esterilizados antes de serem usados. Além disso, certifique-se de que o substrato no qual cultivar as plantas esteja sempre apenas úmido e não muito ensopado, caso contrário, fungos nocivos podem se desenvolver.

Entre as plantas mais indicadas para hidroponia estão:

  • Orquídeas
  • Hera comum
  • Crassula ovata (Árvore de Jade)
  • Spathiphyllum
  • Falangium
  • Bambu da Sorte (Dracaena sanderiana)
  • Pothos

Adubar: para ajudar as plantas a crescer, são utilizadas as pastilhas de fertilizantes utilizadas para plantas aquáticas, geralmente administrando uma a cada troca de água mensal. Mas sempre leia as instruções na embalagem para ter certeza das doses e instruções de uso.

Em seguida, tenha o cuidado de manter as folhas, sempre que possível, livres de poeira e sujeira e, se necessário, sempre seguindo as instruções dos produtores, estimulando o crescimento com um estimulante hormonal.

Boa jardinagem!