Por que é feito assim? 10 funções ocultas de objetos comuns

por Roberta Freitas

25 Agosto 2022

Por que é feito assim? 10 funções ocultas de objetos comuns

Nem sempre estamos cientes das verdadeiras razões pelas quais certos objetos, que podemos usar ou ver diariamente, são feitos de uma determinada maneira. Muitas vezes ignoramos suas verdadeiras funções e não exploramos todo o seu potencial. Às vezes, há razões históricas, ligadas a fatores que não importam mais hoje, se algumas coisas são feitas de uma certa maneira.

De qualquer forma, dar uma boa olhada no que nos cerca e molda nossa vida cotidiana para aproveitá-la é absolutamente uma vantagem. Sem falar que satisfaz aquela curiosidade inata que todos nós temos. Mostramos abaixo uma série de informações muito interessantes sobre funções ocultas de objetos.

Os cabides, que todos nós usamos para pendurar roupas no armário, agora existem em diferentes materiais, mas antes eram encontrados apenas em madeira e foi assim que nasceram. A madeira era capaz de afastar traças e pequenos insetos porque no passado havia necessidade.

Todos os personagens de Lego têm um pequeno buraco na cabeça para proteger seus pequenos donos. O orifício deixa o ar passar, deixando mais chances de evitar acidentes graves se forem ingeridos.

As almofadinhas para enfiar agulhas e alfinetes não são feitas simplesmente para mantê-los em ordem e limitar o perigo, mas sobretudo porque o material interno mantém as pontas afiadas.

As garrafas de ketchup da conhecida marca Heinz têm um pequeno número no gargalo, onde o recipiente se estreita. É um 57 e foi revelado que este foi o número da sorte para o produtor e que, ao tocar no local exato onde está, o molho sairá mais rápido e até à última gota.

As abas das latas como as conhecemos hoje são usadas para inserir e segurar o canudo no lugar, mesmo que nem todos estejam cientes disso e tendamos a separá-la da latinha e jogá-la fora.

O pequeno bolso que às vezes é encontrado dentro do bolso normal do jeans existe, historicamente, porque o relógio de bolso era guardado lá. Hoje nem todas as calças têm e, às vezes, é até falso. Mas pode ser facilmente usado para guardar moedas, prendedores de roupa e outros objetos muito pequenos.

Não é algo muito óbvio, mas as janelas do avião têm pequenos orifícios na parte inferior chamados "orifícios de respiração" que permitem o equilíbrio da pressão do ar e o equilíbrio entre aquele contido nos painéis e o da cabine.

Provavelmente a maioria de nós usa grampos incorretamente. Seu uso correto é indicado pela forma como são confeccionados, o que deve garantir a correta fixação dos fios. A parte ondulada deve ficar para baixo, em direção à pele, enquanto a parte lisa deve ficar para cima, para fora.

Os cadeados geralmente possuem pequenos orifícios na base que servem para drenar a água em caso de chuva, evitando o perigo de ferrugem ou congelamento, ou para inserir líquidos lubrificantes em seu interior em caso de problemas com a fechadura.

As moedas têm listras ao longo das bordas. Isso ainda é verdade hoje, mas a razão tem origens históricas. Moedas antigas, muitas vezes feitas de metais preciosos, corriam o risco de serem falsificadas. Através dessas linhas isso poderia ser melhor controlado e evitado.

Você já conhecia algumas dessas curiosidades incríveis?