Roupa manchada por transferência de cor na máquina de lavar? Tente recuperá-las com estes métodos

por Roberta Freitas

04 Setembro 2022

Roupa manchada por transferência de cor na máquina de lavar? Tente recuperá-las com estes métodos

Lavamos as roupas com muita frequência todas as semanas e certamente conhecemos as regras básicas para os vários tipos de lavagens. Quanto carregar, que programa escolher e, sobretudo, como dividir as peças de roupa a serem lavadas de acordo com o tipo de tecido, mas também com a cor. No entanto, de vez em quando nos deparamos com aquele irritante acidente de desatenção que nos faz encontrar manchas de cor em alguns tecidos, devido à transferência do corante de um tecido para outro.

Geralmente, isso acontece porque há um intruso indesejado na carga de roupas colocadas na máquina de lavar, talvez algumas meias ou outras pequenas roupas coloridas que ficaram escondidas entre as brancas. Mas também roupas coloridas podem sair do aparelho com listras escuras de algum companheiro de lavagem preto ou azul. O que fazer?

Dependendo da gravidade do problema, há mais ou menos chances de sucesso na eliminação da mancha. Continue a ler para saber mais.

Creativo

Creativo

Ser pontual é sempre um fator que ajuda muito: assim que terminar de lavar, se notar as manchas, comece a tratá-las imediatamente e as chances de sucesso serão maiores. No entanto, há situações em que, no máximo, é possível fazer a auréola desbotar e, nesse caso, será necessário considerar se continua a camuflar ou talvez tentar usar enfeites ou até mesmo o tingimento de toda a peça.

Em casos graves, quando as manchas são extensas, a máquina de lavar provavelmente ainda tem vestígios desse corante, por isso pode ser preferível fazer um ciclo muito curto sem carga para enxaguá-la completamente.

Entre os métodos para tentar estão:

Um removedor de manchas: se você não quer perder tempo e já tem um produto específico disponível, conte com ele. Siga as instruções e, com uma mancha normal, um ciclo de lavagem será mais que suficiente.
2. Com vinagre branco: despeje 230 ml em uma bacia, adicione água fria, misture e mergulhe a peça danificada, esfregando no ponto desejado e enxaguando nessa mistura várias vezes. Certifique-se sempre de que é um tecido que não se danificacom o vinagre! Nesse caso, experimente primeiro um canto da roupa.
3. Com alvejante suave, ou seja, sem cloro, mas com peróxido de hidrogênio. É sempre melhor se proteger com luvas e possivelmente também com máscara e óculos de proteção. Aqueça 230 ml de água, despeje duas ou três colheres de água sanitária e adicione tudo na bacia de água fria. Deixe a roupa de molho por 15 minutos até um máximo de 30 e depois enxágue bem.
4. Com peróxido de hidrogênio: o peróxido de hidrogênio também funciona como um "alvejante", sem danificar os tecidos coloridos. Você pode usá-lo sozinho, despejando diretamente sobre a mancha e depois esfregando com um pano, ou misturando um pouco com ácido cítrico (uma ou duas colheres de chá) em um copo e depois usando essa mistura como acabamos de descrever. Deixe descansar por um tempo e depois enxágue bem ou faça outro ciclo de lavagem.

Você tem uma maneira infalível de remediar este acidente de lavagem?