Tente cultivar uma árvore a partir de uma simples noz

por Roberta Freitas

28 Setembro 2022

Tente cultivar uma árvore a partir de uma simples noz

Estamos acostumados a consumir muitos tipos de frutas, legumes e sementes nos pratos que cozinhamos todos os dias, mas nem sempre paramos para pensar que, se quiséssemos, poderíamos obter novas plantas de cada um desses alimentos. Isso também acontece com as nozes, uma fruta seca gulosa que é boa para comer sozinha ou combinada com pratos doces e salgados.

Mas poderíamos usar algumas como semente, para germinar em casa sem nenhum custo, e depois ter uma planta nossa que um dia nos dará frutos. É uma experiência fácil e divertida de experimentar, até mesmo com as crianças. Continue a ler para saber mais.

Video tutorial via L' Arca delle idee - Stefano Gullotta/YouTube

Video tutorial via L' Arca delle idee - Stefano Gullotta/YouTube

Um método para cultivar uma nova planta a partir de uma simples noz também é indicado pelo YouTuber Stefano Gullotta. Para esse experimento é necessário apenas:

  • Uma noz: que é fresca, não seca. Elas são geralmente encontradas com mais facilidade durante o final do verão. Além disso, deve ser uma noz com a casca completamente intacta, sem rachaduras ou quebras.
  • Uma garrafa de plástico
  • Tesoura ou estilete
  • Água

O processo é realmente simples.

1. Corte o gargalo da garrafa.
2. Pegue o pedaço cortado e insira-o, de cabeça para baixo, dentro do fundo da garrafa que sobrou. Isso é exatamente o que você faz para construir armadilhas de insetos DIY.
3. Encha com água para que passe um pouco (cerca de um centímetro) sobre a boca invertida da garrafa (e assim entre um pouco).
4. Então pegue a noz e localize a ponta. Com a ponta de uma lâmina, force para abrir levemente a casca: você tem que separar muito pouco as metades.
5. Insira a ponta da noz (a que foi "forçada") no funil que você criou com o gargalo invertido.
6. Neste ponto você só tem que esperar. É importante que a água fique amarela dentro de algumas semanas. Após esse período, você pode pegar a noz e perceber que a casca continuou a se abrir sozinha e talvez um broto já esteja saindo.
7. Coloque a noz inteira de volta na água como antes e espere. Dentro de alguns dias irá começar a produzir raízes.
8. Após cerca de 40 dias do início do experimento, você deve notar raízes e um broto: é hora de enterrar em um vaso, no qual é melhor usar turfa e não apenas terra. Lembre-se de colocar a noz com o broto para cima.
9. Coloque o vaso em um local claro, mas não exposto à luz solar direta, e regue apenas quando o solo estiver secando.

Dentro de algumas semanas você notará o desenvolvimento de uma muda: é a sua noz em miniatura esperando para crescer.

Creativo

Creativo

Você pode descobrir muitas outras dicas úteis e ver as várias etapas do procedimento no vídeo de Stefano Gullotta.