Cupins: descubra maneiras de se livrar deles e salvar os seus móveis

por Roberta Freitas

16 Outubro 2022

Cupins: descubra maneiras de se livrar deles e salvar os seus móveis

Do chão às vigas do teto, passando por todos os móveis e até pelas janelas - os cupins são uma ameaça para qualquer objeto feito desse material natural. Com o termo "cupins" geralmente indicamos uma série de insetos, na verdade diferentes uns dos outros, que se alimentam das fibras da madeira, criam verdadeiros túneis dentro dela, que a longo prazo levam à falha estrutural e, portanto, à ruína dos móveis e estruturas arquitetônicas inteiras.

Nos casos mais graves é necessário recorrer à ajuda de especialistas, mas quando você começa a notar sua presença também é possível tomar medidas úteis. Saiba mais lendo este artigo.

a-sentient-slav/Reddit

a-sentient-slav/Reddit

Os sinais da presença de cupins são de dois tipos: os pequenos orifícios na madeira e o pó da madeira que aparece em correspondência com os pequenos orifícios. Quando vemos esses sinais, precisamos investigar minuciosamente e verificar todas as partes dos móveis, bem como outros objetos de madeira da sala, pois eles podem abrigar outros insetos indesejados. Às vezes, os cupins podem até se alimentar da madeira de plantas vivas!

Se a presença de cupins estiver limitada apenas a um móvel ou em qualquer caso não for extensa, você pode usar inseticidas específicos, que devem ser pincelados abundantemente em todas as partes internas do móvel (as não pintadas), depois de terem sido limpas. Para garantir que chegue a todos os pontos, pode ser preferível desmontar os móveis, ou pelo menos retirar as prateleiras internas. Melhor ainda se você pudesse colocar os móveis em grandes sacos plásticos (ou lençóis), fechados perfeitamente, criando assim uma câmara para inserir os produtos inseticidas e deixá-los agir por dias. O importante é sempre fazer operações semelhantes com proteção adequada (luvas, máscaras, óculos) e não em salas onde você passará o dia ou a noite.

Você também pode aproveitar os buracos para introduzir produtos contra os cupins: na verdade, a galeria na madeira indica que o animal já saiu, mas inserir o produto na madeira pode permitir afastar os outros, matar outras larvas e ainda fazer o que resta dos móveis indesejáveis para novos insetos.

As intervenções devem ocorrer a cada 10 dias, com monitoramento constante da presença dos insetos.

Outras indicações úteis

Outras indicações úteis

a-sentient-slav/Reddit

  • Colete e queime a serragem, que pode conter outras larvas.
  • Antes de aplicar o produto contra os cumpins no móvel, experimente-o em uma parte escondida: às vezes eles estragam o acabamento do móvel pintado ou envernizado.
  • Não se limite a tratar apenas um ponto do móvel, aquele onde vê a presença de cupins: é preciso estender o tratamento a todo o móvel, e sempre verificar também nas áreas vizinhas, até os rodapés.
  • Uma vez erradicada a ameaça, você pode continuar usando produtos que impedem o reaparecimento do fenômeno: produtos fungicidas e inseticidas, ou mesmo resinas sintéticas.
  • Entre os possíveis remédios caseiros, que infelizmente têm eficácia limitada, recomendamos recorrer à cera de abelha: de fato, os cupins parecem não gostar, portanto, tratar um móvel com isso pode torná-lo completamente indesejável. Você pode então usá-la para preencher buracos, fendas, rachaduras e juntas.

Encontre muito mais informações sobre os tipos mais comuns de cupins e outras técnicas de intervenção, inclusive profissionais, neste link.