Umidade na casa: como combatê-la e remover seus vestígios

por Roberta Freitas

07 Outubro 2022

Umidade na casa: como combatê-la e remover seus vestígios

A umidade em casa é um perigo para a saúde e pode se manifestar de várias maneiras. Às vezes, notamos manchas escuras no teto ou nas paredes, especialmente em porões, ou em qualquer caso em salas escuras, mal ventiladas e mal expostas à luz solar. A presença das manchas indica que agora há mofo na casa, e seus esporos podem se espalhar facilmente, causando problemas de saúde.

Essa combinação de fatores também pode afetar os móveis e tudo o que encontramos dentro deles, comprometendo até mesmo objetos valiosos ou úteis. Quando começamos a notar os sinais, como manchas de umidade que ainda não estão escuras, devemos investigar imediatamente a causa e remediar.

Creativo

Creativo

Entender o problema que gera a umidade e, portanto, o mofo é fundamental. É conveniente ter medidores que indiquem o nível de umidade do ar: toda vez que ultrapassar 55%, a campainha de alarme deverá disparar para reduzir esse valor. Portanto, verifique se há danos no sistema de água, infiltrações, mas também mau funcionamento no sistema de ventilação da casa ou no sistema de controle de temperatura.

Uma vez que a causa do mofo for devidamente eliminada, e com os níveis de umidade sob controle, ações devem ser tomadas para matar os esporos. Se o problema for extenso, melhor deixar para os profissionais. Se estiver contido, você pode optar por produtos específicos ou alguns remédios do tipo faça você mesmo. Nesse último caso, você geralmente escolhe entre:

  • Alvejante clássico: o remédio mais "agressivo", para ser usado com todas as proteções e precauções necessárias (especialmente máscaras e luvas). Despeje no chão, ou molhe panos ou rolos com alvejante puro, e esfregue na parede no ponto afetado. Você pode ter que fazer isso várias vezes. Desocupar os cômodos após cada aplicação e só entrar novamente quando o alvejante secar. Sempre muito importante é ventilar os cômodos, mantendo as janelas abertas ou colocando pelo menos um ventilador para circular o ar.
  • Água oxigenada: despeje água oxigenada 3% em um borrifador, borrife na área a ser tratada e deixe agir por pelo menos 20 minutos, depois esfregue com uma esponja. As ferramentas que você usa precisarão ser higienizadas e desinfetadas ou jogadas fora.
  • Vinagre branco: despeje água quente em um borrifador e adicione algumas colheres de vinagre, depois borrife nas manchas e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar com uma esponja.
  • Bórax: dissolva uma colher de chá de bórax em uma tigela pequena de água e, com um pincel, espalhe sobre as manchas. Deixar agir durante uma hora, eventualmente repita o tratamento nos dias seguintes, se necessário.
  • Óleo essencial de tea tree: é o remédio mais suave de todos os tempos, talvez o melhor como método preventivo, pois leva mais tempo. Você precisa adicionar algumas gotas a uma garrafa de água para borrifar na área escolhida, deixando secar bem sem removê-lo.

Somente quando os esporos forem mortos e toda a parede ou teto estiverem secos, você poderá proceder com a pintura.

Em salas onde há maior risco de umidade, você também pode usar tigelas de sal ou bicarbonato de sódio (a serem esvaziadas periodicamente), ou ainda melhor com uma garrafa de plástico para um desumidificador rudimentar e faça você mesmo: corte a parte superior da garrafa e insira no fundo, invertida de modo que a boca fique no fundo, depois encha com sal grosso de cozinha e deixe o recipiente assim criado no cômodo onde você precisa.

Cuide sempre para ventilar todos os cômodos da casa, deixe entrar o máximo de luz natural e use todos os remédios que possam ajudar a evitar o excesso de umidade. Tudo isso irá ajudar a sua saúde, bem como a integridade da própria casa e dos móveis.