Umidade em casa: você pode evitá-la ou eliminá-la com estas 8 soluções simples

por Roberta Freitas

20 Outubro 2022

Umidade em casa: você pode evitá-la ou eliminá-la com estas 8 soluções simples

A taxa de umidade é um parâmetro muito importante para nossas casas: é essencial que seja mantida dentro de uma faixa entre 40% e 60% para que não ocorram problemas irritantes. O ar excessivamente seco pode, de fato, secar as mucosas e gerar uma sensação de secura e sede, além de causar várias doenças. Mas a umidade excessiva também pode ser prejudicial, não só para nós, mas também para nossas casas. Manchas de umidade inestéticas nas paredes, condensação nas paredes e vidros, em alguns casos até a proliferação de bolores podem de fato ser prejudiciais para a estrutura das nossas casas, cuja integridade é posta em risco.

Então, o que podemos fazer para garantir que a porcentagem de umidade em nossas casas não se torne excessiva? Nós revelamos 8 soluções simples.

1. Não seque a roupa na sala de estar

1. Não seque a roupa na sala de estar

Creativo

Secar a roupa em casa é uma obrigação para muitos de nós, especialmente no inverno, quando os dias são frios e chuvosos. Se investir em uma secadora não é um dos seus planos de curto prazo, você pode optar por pendurar a roupa em um cômodo onde você poderá abrir as janelas e arejar o ambiente; desta forma a umidade não poderá se depositar nas paredes e tetos.

2. Ventile suficientemente as instalações

2. Ventile suficientemente as instalações

Creativo

Pode parecer trivial e óbvio, mas nem sempre é o caso. Quantos de nós não abrem as janelas todos os dias, especialmente no inverno? No entanto, é a primeira coisa a fazer para combater a umidade: o ar externo mais seco ajudará a reduzir sua taxa e ajudará a evitar o desenvolvimento de manchas úmidas e mofo. Abrir todas as janelas por 10 minutos pela manhã não esfriará excessivamente sua casa, mas manterá o ar mais saudável.

3. Use desumidificadores naturais ou químicos

3. Use desumidificadores naturais ou químicos

Creativo

No mercado existem absorvedores de umidade de cristal hidrofílico que são muito eficazes em capturar a umidade do ar que, tornando-se líquida, se acumula no tanque abaixo. Para um resultado ideal, coloque um em cada cômodo da casa e o ar ficará muito mais saudável.

Alternativamente, você pode fazer um absorvente natural com uma garrafa de plástico e sal grosso: corte a garrafa em 2/3 de sua altura e faça furos na tampa. Coloque 150 g de sal grosso na parte superior e leve ao freezer por uma noite. Coloque a parte com o sal grosso na parte inferior, fixando-a com fita adesiva e coloque-a no local a ser desumidificado.

4. A lâmpada de sal

4. A lâmpada de sal

Creativo

Como alternativa aos desumidificadores, você pode comprar lâmpadas de sal rosa do Himalaia. Elas são muito bonitas de se ver, criam atmosfera e ajudam a manter o nível de umidade do ar constante. O sal de que são feitas irá absorver o excesso de umidade ou liberá-la em caso de secura excessiva do ar. Existem diferentes tamanhos, cada um adequado para ambientes de diferentes medidas.

5. Desumidificadores elétricos

Para ambientes mais úmidos, se o desumidificador químico não for suficiente, você também pode usar um desumidificador elétrico. Esses aparelhos aspiram o ar úmido da casa, coletando a umidade em uma bandeja de condensação. Eles são muito eficazes, mas consomem muita energia, por isso reserve-os para situações extremas, como o banheiro, principalmente sem janelas, ao tomar banho.

6. Instale o vidro duplo

6. Instale o vidro duplo

Creativo

As casas novas agora têm vidros duplos, mas nas antigas ainda pode acontecer de não encontrá-los. Se pode investir na substituição de janelas a favor de vidros duplos, principalmente se notar que se forma condensação no interior. A casa ficará mais isolada e também ficará menos úmida.

7. Aproveite o ar condicionado

Se você já possui um ar condicionado em casa, verifique se ele possui a função anti-umidade, agora presente em quase todos os modelos; você pode usá-lo para tornar o ar da casa mais saudável. Se, por outro lado, você está pensando em comprar, lembre-se disso ao escolher o modelo: certifique-se de que também haja essa funcionalidade e, acima de tudo, que seja a baixo consumo de energia.

8. Gesso contra umidade

8. Gesso contra umidade

Creativo

Se todas as soluções anteriores não ajudaram a resolver o problema, provavelmente é um problema estrutural. Você pode usar nas paredes um reboco desumidificador, mais respirável do que os rebocos tradicionais, que reduz a absorção de humidade pelas paredes e as mantém secas.

E você, que remédios usa contra a umidade em sua casa?