Água oxigenada: 5 usos que a tornam uma aliada nas tarefas domésticas

por Roberta Freitas

20 Outubro 2022

Água oxigenada: 5 usos que a tornam uma aliada nas tarefas domésticas

O peróxido de hidrogênio, também chamado de água oxigenada, é uma substância desinfetante biodegradável, que pode ser adquirida em farmácias e supermercados, com propriedades infinitas. É utilizado em muitas circunstâncias, tanto no que diz respeito ao cuidado do lar como da pessoa mas, muitas vezes, o seu potencial não é conhecido e explorado.

É escolhido, com mais frequência, no campo dos cuidados pessoais e higiene, em ocasiões como a desinfecção de feridas ou hematomas, no branqueamento de dentes e unhas, etc. No entanto, suas qualidades em relação à desinfecção, cuidado e higiene da casa são menos conhecidas.

Por isso, queremos ilustrar, a seguir, algumas das principais formas de utilização do peróxido de hidrogênio em casa.

scottsimsa/Reddit

scottsimsa/Reddit

Assumindo que, quanto ao uso pessoal, mesmo para fins domésticos é aconselhável escolher o peróxido de hidrogênio em baixas concentrações (geralmente 3%, o que corresponde a 10 volumes), os usos no home care são bastante variados.

  • Desinfetar superfícies: com um excelente poder desinfetante, o peróxido de hidrogênio é ideal para higienizar todas as superfícies laváveis ​​da casa, com destaque para o banheiro e a cozinha, locais que exigem maior cuidado e atenção na desinfecção. Pela mesma razão é uma substância muito útil para levar em viagem e em todas as situações em que seja conveniente ter consigo um produto desinfetante versátil e multiuso. No entanto, preste sempre atenção para usá-lo diluído com água em partes iguais.
  • Branquear a roupa: um segundo uso potencialmente eficaz do peróxido de hidrogênio diz respeito, além da desinfecção, ao branqueamento da roupa. Na verdade, é útil substituir o alvejante pela água oxigenada para branquear roupas manchadas, pois é menos tóxica e poluente. Basta adicionar uma pequena quantidade ao tambor da máquina de lavar.
  • Remover a sujeira das juntas do piso: o peróxido de hidrogênio é decisivo para as juntas escurecidas do piso, especialmente se usado em conjunto com o bicarbonato de sódio. Adicione a 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio, para que forme uma mistura espessa. Espalhe a mistura nas áreas a serem tratadas, usando uma escova ou uma escova de dentes velha. Deixe agir por 5/10 minutos e depois enxágue. Os rejuntes ficarão brancos novamente em um piscar de olhos.

HonkeyKong/Reddit

HonkeyKong/Reddit

  • Dissolva o calcário: até mesmo o calcário, com peróxido de hidrogênio, parece ter vida curta. Para dissolvê-lo, especialmente do aço, coloque um pouco de água oxigenada diretamente em uma esponja, esfregue nas manchas e incrustações a serem removidas e enxágue. Você vai ter ótimos resultados.
  • Branquear cerâmicas e móveis claros: parece, enfim, ser uma maravilha para branquear cerâmicas e móveis claros. Em ambos os casos, despeje um pouco em uma esponja macia, esfregando suavemente as áreas a serem tratadas. Deixe por alguns minutos e enxágue abundantemente.

Você pode usar o peróxido de hidrogênio nesses e em muitos outros casos. É importante, no entanto, que você siga atentamente as instruções de uso, que se certifique de que está lidando com um produto com concentração e volumes adequados e que proteja suas mãos com luvas e, em geral, sua pele. É verdade que não é uma substância particularmente tóxica ou nociva, mas pode se tornar assim se usada incorretamente, devido às reações químicas que pode desencadear.

Você conhecia os usos mencionados?