Chega de sapatos fedorentos: truques caseiros simples são suficientes

por Roberta Freitas

03 Novembro 2022

Chega de sapatos fedorentos: truques caseiros simples são suficientes

Às vezes é o calor extremo de certas estações, às vezes o fato de ter caminhado quilômetros, em outros casos é um treinamento intensivo: os motivos que levam nossos sapatos a exalar maus cheiros são muitos, mas o resultado é sempre um cheiro ruim que se alastra dentro de casa, ou mesmo no corredor na frente da porta, para deleite de todos os vizinhos de quem guarda os sapatos à porta de casa.

Nem sempre é possível colocar os sapatos no peitoril da janela ou na varanda para “tomarem ar” por algumas horas, e mantê-los fechados em bolsas não ajuda em nada. Como fazer? Podemos ajudá-lo com vários remédios caseiros que às vezes fazem uma diferença real.

Creativo

Creativo

  • O congelador: congelar sapatos não é muito prático e, sobretudo, não parece particularmente higiênico, mas há muitas pessoas que dizem utilizar esse método com resultados sempre satisfatórios. Você tem que colocar o par de sapatos em um saco plástico, colocá-los no freezer e recuperá-los após uma noite de... crioterapia!
  • Em casos não muito graves, se você tiver saquinhos de chá, poderá usá-los dentro do sapato, ainda fechado. Absorvem a humidade e desodorizam de forma natural.
  • Da mesma forma, muitos saberão, você pode usar a borra de café, talvez dentro de um pano bem respirável ou saco de papel que não seja muito grosso, e sempre depois de secá-las perfeitamente.
  • Meias velhas e limpas com talco ou bicarbonato de sódio são outro remédio para tentar.
  • Ainda assim, você pode aproveitar as sobras de sabonetes que não foram usados, colocados dentro de saquinhos de tecido leve para colocar nos sapatos.
  • Se você tiver algumas folhas de jornal ou similar, enrole-as e despeje algumas gotas de óleo essencial e, uma vez que elas sejam colocadas em seus sapatos, elas começarão a desodorizar naturalmente.

De qualquer forma, nunca coloque seus sapatos em ambientes fechados e úmidos, e nem o faça quando - depois de lavá-los - eles ainda não terminaram de secar completamente: não apenas o suor, mas também a umidade pode causar esses odores irritantes.