Dicas para economizar: descubra 7 comportamentos que afetam os gastos

por Roberta Freitas

01 Novembro 2022

Dicas para economizar: descubra 7 comportamentos que afetam os gastos

É claro que todos estão interessados ​​em economizar. Há, no entanto, os que se empenham mais neste sentido e conseguem fazer isso com maiores resultados e os que cedem com mais frequência a tentações de vários tipos, julgando-as inofensivas, e depois percebem que tudo pode pesar no orçamento econômico da família.

Existem comportamentos e hábitos implementados todos os dias que, principalmente no longo prazo, têm a capacidade de influenciar nossas finanças, negativa ou positivamente. Ficou curioso para entender quais são? Mostramos a seguir alguns deles porque acreditamos que as compras devem e também podem ser feitas de forma inteligente.

Pixabay

Pixabay

O supermercado e qualquer lugar onde muitas coisas são exibidas juntas certamente não são amigos da nossa carteira. Acontece a todo mundo de ir buscar uma coisa ou duas e acabar com um carrinho e sacolas transbordando. Ou acontece de fazer as compras como vem, levando tudo o que vimos e que naquele momento se julga necessário. A única maneira de não cair em tentações desnecessárias e não fazer compras inúteis é preparar uma lista de compras precisa e detalhada, talvez pensando nos cardápios e necessidades da semana, dia a dia. Experimente e verá que irá economizar com mais facilidade.

Pixabay

Pixabay

A distribuição em grande escala depende da pressa e da preguiça da sociedade atual. Aqui, então, há um aumento desproporcional no consumo de alimentos prontos e saladas já cortadas, lavadas e embaladas. São todos produtos que custam mais e duram muito menos. Procure comprar alimentos saudáveis ​​e principalmente produtos sazonais. Você terá que se esforçar um pouco mais para prepará-los, mas certamente ganhará dinheiro e saúde.

Pixabay

Pixabay

Os sabonetes líquidos tomaram o lugar daqueles em barra há algum tempo. Eles são aparentemente mais práticos, mas custam muito mais e poluem consideravelmente. Se você quer economizar, mesmo poluindo menos, volte a usar sabonetes e substitua-os pelos mil dispensadores de sabonete líquido que todo mundo tem hoje em casa. Você notará um ganho muito bom.

Substitua as almofadas de algodão descartáveis ​​normais para remover a maquiagem por almofadas de microfibra para lavar e reutilizar. Alguns dizem que eles têm um desempenho ainda maior e um melhor impacto na pele. E os custos são muito menores.

E quanto dinheiro gastamos em detergentes e produtos de higiene e cuidados pessoais e domésticos? Eles estão entre as coisas mais caras que compramos. Mas mesmo nesse sentido algo útil pode ser feito. Comece a comprar embalagens de conveniência, detergentes concentrados e recargas para encher as garrafas que irá reutilizar várias vezes. E opte por limpadores multiuso em vez de um produto específico para cada necessidade. Tanto o meio ambiente quanto seu orçamento familiar serão beneficiados.

Pixabay

Pixabay

A publicidade é considerada a alma do negócio. Isso é verdade na medida em que continua a condicionar nossas escolhas. Tente não se deixar influenciar por marcas famosas e falsos “milagres” que certas propagandas prometem. Escolha sabiamente e criteriosamente, de acordo com suas necessidades e não de acordo com o que o marketing faz você acreditar que quer ou precisa.

Pixabay

Pixabay

Sempre carregue suas sacolas de compras com você. Além de significativamente menos poluição, você economizará muito dinheiro a longo prazo.

Você já adota algum desses pequenos mas importantes truques?