Roupa perfumada com um remédio antigo e muito simples: o truque da vovó para experimentar

por Roberta Freitas

04 Novembro 2022

Roupa perfumada com um remédio antigo e muito simples: o truque da vovó para experimentar

Às vezes, para ter uma roupa macia e cheirosa, você acaba gastando uma fortuna em detergentes, amaciantes e aditivos diversos. Talvez até em perfumes para tecidos para serem usados ​​depois de lavadas e secas. Certamente são produtos que cumprem sua função, mas também envolvem uma despesa considerável, sem falar que abundar em detergentes nunca é uma prática ecologicamente correta. E às vezes, em termos de maciez e odores, exagerar nas quantidades tem até o efeito contrário.

Então, se você quiser experimentar um método alternativo, pode dar uma chance a um remédio da vovó bem simples e barato, que usa um aliado histórico na limpeza e lavanderia, o sabão de Marselha. Continue a ler para saber mais.

Creativo

Creativo

O sabão de Marselha é o protagonista de muitos remédios alternativos de limpeza doméstica e é muito útil na lavanderia. E quanto mais natural for sua formulação, melhor será para os resultados obtidos. Na forma tradicional, é um sabonete sólido, que a gente compra em barra, e fica um pouco complicado de manusear para as doses.

Muitas pessoas são desencorajadas de usá-lo na lavanderia, porque a ideia de cortá-lo em flocos ou ralar leva um tempo que nem todo mundo tem. Mas há uma maneira muito mais simples de aproveitar as propriedades desse sabão natural: usá-lo em uma toalha limpa. Como? É simples assim:

1. Escolha uma toalha velha, mas bem limpa e de preferência branca ou de uma cor bem clara.
2. Basta umedecê-la. Não precisa estar molhada, mas também não precisa estar perfeitamente seca.
3. Molhe a barra de sabão Marselha com água quente, para que derreta mais facilmente.
4. Esfregue o sabão em ambos os lados da toalha.
5. Coloque a toalha junto com o resto da roupa na máquina de lavar.

Se a roupa não estiver muito suja, você pode até seguir esse truque sem usar mais detergente. Caso contrário, adicione-o à bandeja, mas em quantidades menores que o normal. Ao esfregar o sabão em vez de deixá-lo em migalhas ou flocos, você também evitará que os depósitos permaneçam nas roupas ao final da lavagem, mesmo se lavadas em temperaturas médias ou baixas.

Na cesta, então, você também pode usar algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, ou adicionar algumas gotas (cerca de 20) de um óleo essencial a gosto, especialmente se você não gostar muito do cheiro do sabonete de Marselha.

Você já tentou um remédio semelhante?