Não se preocupe com o tamanho da sua cozinha: mesmo uma pequena tem espaço para tudo

por Roberta Freitas

07 Novembro 2022

Não se preocupe com o tamanho da sua cozinha: mesmo uma pequena tem espaço para tudo

Quem não gostaria de uma cozinha grande e espaçosa, onde se possa movimentar livremente, luminosa e cheia de conforto? São uma realidade muitas vezes difícil de concretizar, enquanto é mais fácil nos esforçarmos para explorar todo o espaço disponível, que pode não ser muito, para deixar entrar tudo o que necessitamos, incluindo eletrodomésticos e móveis.

Com as ideias certas, porém, é possível recuperar muito conforto mesmo quando os metros quadrados disponíveis não são muitos. Desde a disposição dos móveis até os remédios para aproveitar ao máximo cada superfície, todos eles podem nos ajudar muito. Confira as ideias abaixo.

O open space é uma das primeiras soluções a ser considerada: tem uma série de prós e contras que não devem ser esquecidos, mas certamente economiza espaço em cozinhas menores, que de outra forma seriam cantos apertados e abafados, quando fechados por paredes.

Às vezes, então, o espaço aberto é a única opção, como no caso em que a cozinha se desenvolve perto de uma escada ou outro elemento arquitetônico que impeça o isolamento com paredes de qualquer tipo.

Desenvolver os móveis em duas das três ou quatro paredes disponíveis permite que você se movimente com muito mais liberdade na cozinha, assim de um lado terá os eletrodomésticos com os móveis para guardar tudo, e do outro uma bancada que também funciona como mesa para comer.

Quanto à combinação de cores, espaços pequenos são mais facilmente gerenciados com tons claros e luminosos, mas não custa nada escolher algum elemento que crie contrastes, como talvez um piso desenhado ou uma parede de destaque de algum tipo.

Por exemplo, se a parede do fundo entre os dois lados compridos de uma cozinha estreita não tiver janela, ela pode ser usada como parede de destaque com uma cor escura onde é possível colocar alguns trilhos ou pequenas prateleiras rasas.

Se o espaço se desenvolve muito verticalmente, devemos considerar a ideia de fazer os móveis chegarem ao teto, talvez usando uma escada deslizante para alcançá-los.

As cozinhas modernas são o teatro de móveis abertos e prateleiras suspensas na parede: lindas, iluminam e ampliam o espaço, mas também são desafiadoras, pois precisam ser limpas com muita frequência. No entanto, você sempre pode criar prateleiras bem organizadas dentro de armários que podem ser fechadas ou usar portas de vidro.

Se houver espaço na parede final de uma fileira de móveis, equipe-a com pequenas prateleiras para colocar tudo nelas.

Pense também em como aproveitar ao máximo o espaço com gavetas e compartimentos deslizantes, a serem extraídos para preenchê-los e utilizá-los com mais facilidade. Existem até gavetas feitas apenas para os cantos da cozinha!

Nas unidades de parede, não desperdice nem um centímetro: usar ganchos e prateleiras extras é de grande ajuda.

O backsplash atrás das bancadas também pode acomodar cestos pendurados nos trilhos, que atuam como gavetas extras.

E em vez de um rodapé, a parte inferior do móvel pode ser equipada com gavetas para colocar bandejas e moldes e o que mais você quiser.

Requer um pouco de esforço, mas há muitas soluções a considerar!