Perfumar com as cortinas: um gesto simples para uma casa ainda mais agradável de viver

por Roberta Freitas

09 Novembro 2022

Perfumar com as cortinas: um gesto simples para uma casa ainda mais agradável de viver

Nem todos usam os mesmos métodos e os mesmos produtos para perfumar os ambientes domésticos. Poucas pessoas sabem, por exemplo, que uma ótima maneira de desodorizar a casa ou qualquer tipo de ambiente é espalhar o perfume pelas cortinas.

As cortinas são normalmente feitas de materiais leves que absorvem facilmente todos os odores, tanto agradáveis ​​quanto desagradáveis. É por esses motivos que é um bom hábito lavá-las com frequência para eliminar todos os maus cheiros absorvidos diariamente.

E é pelas mesmas razões que torná-las perfumadas, por sua vez, as tornará um perfumador de ambientes muito eficaz. Mostramos a você como fazer isso aqui embaixo.

Creativo

Creativo

Para que uma cortina perfume, obviamente é necessário começar com uma boa lavagem.

Normalmente, as cortinas podem ser lavadas na máquina de lavar. No entanto, se pretende preservar a sua suavidade e o seu bom cheiro, aconselhamos evitar a lavagem com produtos clássicos. Tente usar bicarbonato de sódio e sabão de Marselha. Coloque o primeiro no cesto, juntamente com a cortina, e o segundo na gaveta do detergente. Obviamente o sabão deve ser líquido ou em flocos para ser facilmente utilizado na máquina de lavar. A vantagem de usar o sabonete de Marselha é ter um perfume que persiste e que dá uma fragrância completamente fresca e natural. Ele é diferente dos detergentes industriais que, apesar de muito perfumados, tendem a ter odores mais fortes e às vezes "perturbadores".

Para potencializar o efeito do sabão de Marselha e transformar as cortinas em um verdadeiro difusor de perfumes, você pode usar óleos essenciais. As fases em que você pode usá-los são basicamente duas: durante a lavagem ou após a lavagem.

Pixabay

Pixabay

  • Durante a lavagem na máquina de lavar: se você quiser colocar óleo essencial na máquina de lavar, durante a lavagem, você pode decidir colocar algumas gotas diretamente na cesta junto com o bicarbonato de sódio ou criar uma mistura de água, óleo essencial e bicarbonato de sódio, para ser pulverizada primeiro em toda a cortina. Nesse último caso, você fará uma espécie de pré-lavagem para garantir que o óleo perfumado penetre nas fibras do tecido, impregnando-o. Polvilhe a mistura abundantemente na cortina seca, esfregue aqui e ali como se estivesse lavando, deixe por 1 ou 2 horas e depois coloque na máquina de lavar e prossiga com a lavagem.
  • Após a lavagem na máquina de lavar: se, por outro lado, pretender que o aroma seja mais intenso e persistente, pode pulverizar a mesma mistura na cortina já lavada e pendurada, tendo o cuidado de pulverizar a uma distância adequada, para que as gotículas de perfume cheguem a todos os lugares e não apenas em alguns. Dessa forma o perfume secará na cortina que continuará a difundi-lo no ambiente como um verdadeiro difusor de perfume. É ver para crer.

Em ambos os casos, é aconselhável pendurar a cortina lavada, ainda molhada, tanto por uma questão de não precisar passar, como porque a secagem fará com que a fragrância que sai dela evapore e perfume melhor o ambiente. Quanto ao óleo perfumado, sinta-se à vontade para usar o que mais gosta, relaxa ou dá uma ideia de limpeza em casa. Os mais utilizados, nestas circunstâncias, são os de citrinos ou de lavanda. Mas a escolha é realmente enorme.

O que você está esperando? Decida qual é a sua fragrância favorita e se deixe envolver pelo aroma!