Tampas de garrafa de metal: 11 trabalhos criativos para reciclá-las com criatividade

por Roberta Freitas

14 Novembro 2022

Tampas de garrafa de metal: 11 trabalhos criativos para reciclá-las com criatividade

Pequenas, leves e coloridas: as tampas de metal das garrafas, como as de cerveja ou certas bebidas gaseificadas em embalagens de vidro, são um objeto que jogamos fora sem pensar muito, mas se você olhar de perto é algo colorido e pronto para se transformar em algo mais. Pelo menos se você olhar para elas com o olhar criativo de quem gosta de experimentar trabalhos de faça você mesmo.

Se você não tem ideia do que pode fazer com as tampas de metal que costuma jogar fora, não se preocupe: abaixo estão algumas ideias bacanas para te inspirar, e quem sabe saia uma atividade criativa para passar uma tarde diferente, até mesmo na companhia dos pequeninos.

Faça um pequeno buraco no centro de cada uma e depois insira em um fio uma grande quantidade delas como se fossem pétalas em um colar DIY: no final você terá o corpo de uma cobra, ao qual você só precisará adicionar uma cabeça e a ponta da cauda!

Dobre-as ao meio com um alicate, pinte e cada uma delas será uma pétala ou folha de alguma flor para criar quadros adoráveis.

Ou podem ser as asas de borboletas ou joaninhas, para criações pequenas e fofas, como ímãs, broches e muito mais!

Uma flor de tampas de metal também pode ser feita usando essas tampas, levemente dobradas nas bordas, como pétalas, todas juntas para uma corola rica.

E por que não pensar nelas como peças coloridas para compor figuras estilizadas? Você pode colá-las em uma tábua de madeira e pronto.

Alguém até conseguiu fazer mini esculturas com isso, como uma motocicleta em miniatura.

Se, por outro lado, você as achatar perfeitamente com a ajuda de um martelo, e assim a borda irregular desaparecer, haverá muitos discos coloridos para decorar, por exemplo, o tampo de uma mesa de centro.

E se você os transformasse em molduras em miniatura? Seriam uma decoração original para pendurar na parede.

Ou podem emoldurar um espelho: às vezes têm cores bem alegres!

Outra ideia para aproveitar o barulho de metal: use-as para fazer chocalhos de vento.

E em vez de um aro e muitos fios de náilon, seu sino de vento pode ser construído a partir de uma velha rede de pesca e correntes.

Abram espaço para a imaginação!