Valorize suas cortinas com dobras perfeitas usando rolos de papel higiênico

por Roberta Freitas

15 Novembro 2022

Valorize suas cortinas com dobras perfeitas usando rolos de papel higiênico

As cortinas costumam ser uma peça de mobiliário verdadeiramente indispensável nos vários cômodos da casa. Elas nos protegem dos raios solares muito fortes no verão, também nos ajudam a manter as temperaturas mais toleráveis ​​e garantem a privacidade ao nos proteger de olhares indiscretos. Depois de montadas, elas decoram os cômodos e, portanto, também servem para deixar qualquer ambiente mais bonito.

Na hora de escolher levamos em consideração o modelo de acordo com o formato, cor e tecido, mas uma vez que colocamos tudo no varão, não há muito o que fazer para mudar a forma como a cortina cai no chão. Mas e se te disséssemos que é possível fazer o tecido formar dobras maiores, que costumam deixar qualquer cortina muito mais sofisticada? Existe um truque muito simples para fazer isso, que realmente não custa nada.

via @hammsmom/TikTok

@hammsmom/TikTok

@hammsmom/TikTok

Tudo o que você precisa é:

  • tubos de papelão como os que estão dentro de rolos de papel higiênico ou papel de cozinha;
  • um lápis ou caneta ou marcador;
  • tesoura.

Como também vemos no vídeo de @hammsmom no TikTok, o processo é bem simples:

1. Pegue os tubos de papelão e faça uma marca a lápis onde serão cortados: você deve terminar com tubos todos do mesmo comprimento. Não importa se eles têm diâmetros diferentes, desde que sejam grandes o suficiente para serem facilmente colocados na haste que segura a cortina. Você também pode fazer o tamanho certo no primeiro, recortá-lo e usá-lo para fazer marcas em todos os outros.
Lembre-se que você precisará ter um número de tubos de papelão cortado igual ao total de espaços entre um anel e outro da cortina.
2. Corte as sobras de cada pedaço de papelão.
3. Remova a cortina e também o bastão da parede.
4. Passe a primeira argola da cortina no varão, depois um pedaço de papelão, depois a cortina novamente, e continue alternando assim, até fechar com a última argola da cortina.
5. Remonte a haste com a cortina.

E deu, o efeito está pronto. Obviamente, é um método que funciona com aquelas cortinas que deslizam diretamente nas hastes e não aquelas que usam os ganchos com as pinças no tecido.

Você pode ver o antes e depois do efeito aqui. Pronto para tentar?