Umidade em casa: os truques para tentar combatê-la

por Roberta Freitas

22 Novembro 2022

Umidade em casa: os truques para tentar combatê-la

Se a visão de janelas embaçadas por um véu de água é algo a que você está acostumado, provavelmente significa que há um pouco de umidade demais naquele ambiente. A condensação nos vidros é inevitável quando há grandes variações de temperatura entre o interior e o exterior, portanto quando as temperaturas baixam muito nas estações mais frias e mantemos as nossas casas quentes com os vários sistemas disponíveis, mas se esse fenômeno persistir ou voltar a ocorrer rapidamente mesmo depois de ter ventilado a casa ou quando não há condições que o justifiquem, então talvez seja adequado desumidificar o ambiente.

Ainda mais se notarmos outros sinais de alerta, como manchas escuras em paredes e tetos, que muitas vezes acabam por formar mofo, que não é nada bom para a nossa saúde. Nos casos mais graves é necessário entender o motivo na raiz do problema, e intervir de forma substancial, mas nos casos mais brandos ou periódicos, alguns truques domésticos como os indicados abaixo também podem ajudar.

Creativo

Creativo

Em ambientes como garagem ou porão, ou talvez sótão, você pode preparar um desumidificador rudimentar usando sal-gema: equipe-se com dois baldes de plástico resistentes, para serem inseridos um dentro no outro. Naquele superior, faça furos na parte inferior, finos, mas numerosos. Em seguida, coloque-o dentro do outro e encha-o com sal-gema. Esse último é higroscópico, portanto absorve umidade, e você pode guardar este dispositivo barato em um canto da sala, lembrando de verificar periodicamente se o fundo do balde mais externo (o mais baixo que fica no chão) está cheio de águas residuais que você terá que esvaziar.

Algo semelhante, em um formato mais compacto e até enriquecido com alguns aromas agradáveis, pode ser feito nos ambientes que mais utilizamos, como o banheiro ou a cozinha. Lá, sal grosso de cozinha pode ser suficiente. Em seguida, pegue alguns pedaços de tecido respirável (gaze, algodão leve, linho leve e similares) e potes de vidro. Encha cada frasco com sal, adicione gotas de óleos essenciais se quiser, cubra com o pano preso com um elástico e coloque os frascos nos cantos úmidos dos cômodos. Também nesse caso terá que esvaziar e preparar tudo sempre que notar que o sal está a derreter e o pote está cheio de água, mas será sempre uma operação simples e econômica.

Se você tem um cômodo onde pode pendurar a roupa nos períodos frios, remédios como o do pote podem ajudar a neutralizar a umidade que se forma à medida que a roupa seca!