Perfume a casa usando o aspirador com alguns truques simples

por Roberta Freitas

24 Novembro 2022

Perfume a casa usando o aspirador com alguns truques simples

Todos sabemos que se queremos eliminar com eficácia o pó, os cabelos, as migalhas e toda aquela sujeira mais fina e insidiosa que não pode ser recolhida de outra forma, nada melhor do que um aspirador. Existem muitos modelos diferentes, com diferentes acessórios, funções e potência, mas todos fazem um excelente trabalho na hora de remover a sujeira seca do chão e de diversas superfícies.

No entanto, muitas vezes acontece que, durante o uso, o ar quente que é expelido pelas grades de ventilação exala um cheiro ligeiramente desagradável. Isso também acontece porque talvez não tenhamos nos lembrado de limpar adequadamente as várias partes do eletrodoméstico, mas além de remediar essa negligência, é possível contrariar o fenômeno e, de fato, acabar perfumando a casa recorrendo a alguns truques, apenas durante o uso do aspirador de pó.

Creativo

Creativo

Se você tiver um aspirador de pó com o tanque de coleta que se abre ou se desprende, você pode derramar um pouco de bicarbonato de sódio e algumas gotas de qualquer óleo essencial nele. Caso contrário, você pode colocar um pouco de canela em pó ou outro tempero ainda bem moído.

Se, por outro lado, o aspirador tiver sacos coletores, você pode obter um efeito semelhante despejando o bicarbonato perfumado com o óleo essencial no chão (um par de colheres é suficiente, misturado com o óleo em qualquer copo antes de colocar no chão) e depois começar a usar o aspirador sugando aquele montinho de bicarbonato, para depois passar para o resto da casa. Alternativamente, você pode deixar cair algumas gotas de óleo essencial nos sacos de papel. Aromas balsâmicos ou cítricos são perfeitos para esses métodos.

Novamente, se o aparelho transportar a sujeira para um tanque que pode ser enchido com água, é aí que você pode derramar o óleo essencial.

Não se esqueça da manutenção: todos esses métodos muito simples e naturais têm pouco efeito se o aspirador não for devidamente limpo e mantido. Isto significa que após cada utilização, sobretudo se o aparelho tiver trabalhado muito, é necessário limpar os acessórios de eventuais restos de sujeira, mas também os tubos e todas as peças que se possam facilmente destacar do corpo central. Os alojamentos dos sacos e os próprios tanques também devem ser limpos (sempre cuidando para não danificá-los com água, motor e componentes eletrônicos). Finalmente, é necessário proceder à limpeza ou substituição dos filtros de acordo com as indicações especificadas pelos fabricantes.

Prestando atenção a essas dicas, será fácil deixar um cheiro agradável pela casa já na hora de aspirar!