Deixe o chuveiro brilhando com água oxigenada: os truques certos para excelentes resultados

por Roberta Freitas

01 Dezembro 2022

Deixe o chuveiro brilhando com água oxigenada: os truques certos para excelentes resultados

É sabido que o peróxido de hidrogênio é um produto precioso e útil em várias ocasiões. São inúmeras as tarefas domésticas em que seu uso pode ser revolucionário. Um exemplo extraordinário disso pode ser o caso do chuveiro.

Quer se trate de sujeira, bolor, calcário ou rejuntes, se tiver como aliado a água oxigenada, o seu chuveiro pode voltar a brilhar em poucos passos.

Continuando a leitura, você poderá aprender os métodos corretos para resolver alguns problemas frequentes de limpeza que dizem respeito a essa parte fundamental de todo banheiro.

Creativo

Creativo

Dado que estamos falando aqui de água oxigenada a 10 volumes, ou seja, a 3% (aquela que usamos para desinfetar feridas, que fique claro), as formas como pode ser utilizada para limpar o chuveiro são diferentes. Cada uma é adequada para resolver uma condição de sujeira específica. As mais difundidas e frequentes, nesse sentido, são três: rejuntes enegrecidas, depósitos de mofo e incrustações de calcário.

  • Rejuntes enegrecidos: quando os rejuntes entre os ladrilhos ao redor do chuveiro tendem a escurecer devido à sujeira persistente, o uso de água oxigenada pode ajudar. Tente distribuir bicarbonato de sódio nas áreas a serem tratadas e despeje água oxigenada sobre ele. A reação química que os dois elementos desencadearão juntos fará com que a sujeira nas juntas se dissolva. Depois é só esfregar com uma escova de dente e enxaguar bem para ver os rejuntes voltarem a sua cor original.
  • Depósitos de mofo: o mofo no chuveiro, causado pela umidade, é outra circunstância comum. Nesse caso, você pode derramar a água oxigenada em bolas ou discos de algodão e, assim encharcados, colocá-los nos cantos e outras áreas afetadas pelo mofo. Deixe-os por algumas horas e depois tente esfregar com sua escova de dentes para remover qualquer coisa que precise ser removida antes, é claro, de enxaguar.
  • Incrustações de calcário: outro problema muito incômodo, principalmente onde a água é mais rica, é o calcário. No chuveiro se acumula em pouco tempo e dá origem a verdadeiras incrustações difíceis de eliminar. Se acontece isso no chuveiro, por exemplo, até mesmo fazer a água fluir corretamente pode se tornar complicado. Quando você se encontrar nessa situação, tente usar uma mistura cremosa feita com bicarbonato de sódio e água oxigenada. Uma vez obtida, coloque em uma esponja, em uma pequena escova ou diretamente na área a ser tratada. Esfregue suavemente e o calcário se dissolverá. Se endureceu muito, aconselhamos deixar agir o tempo necessário antes de enxaguar. Lembre-se de secar com um pano de microfibra para evitar que o calcário se forme rapidamente.

Gostaríamos de esclarecer que esses remédios, embora seguros e muito eficazes, não são recomendados em materiais delicados como mármore e pedra natural.

Você já conhecia pelo menos um deles?