Cuidados com as orquídeas: 5 erros a evitar para cultivar plantas bonitas

por Roberta Freitas

11 Fevereiro 2023

Cuidados com as orquídeas: 5 erros a evitar para cultivar plantas bonitas

Em todo o mundo, as orquídeas gozam de grande admiração: são elegantes e sofisticadas, e sua floração é sempre uma visão verdadeiramente incrível. Elas sabem como decorar qualquer espaço e, muitas vezes, são escolhidas para dar um toque de classe aos interiores de locais públicos e não só. E são muitas as pessoas que decidem cultivar uma ou mais exemplares em casa.

Cuidar de orquídeas requer um pouco de atenção, começando com uma série de truques básicos que já podem dar resultados notáveis. Há, em particular, uma série de erros mais comuns que devem ser evitados, para poder ver a planta vigorosa e admirar sua floração no momento certo.

Astiegan/Reddit

Astiegan/Reddit

  • Excesso de luz: as orquídeas adoram locais com luz filtrada, sem serem expostas à luz solar direta. Portanto, os peitoris das janelas são bons, mas não se forem atingidos por raios quentes, especialmente durante o verão. Portanto, prefira janelas que não peguem tanto sl, mas se elas forem diretamente atingidas pela luz, então, em vez de no parapeito da janela, mantenha a orquídea por perto, em um local claro de qualquer maneira.
  • Excesso de água: um dos erros mais comuns com qualquer planta é o excesso de água, especialmente quando você está apenas começando. As orquídeas em geral (e especificamente a phalaenopsis, que é o tipo de orquídea mais comum de se cultivar em casa) não gostam de ter suas raízes cercadas de água o tempo todo e, de fato, sua necessidade de água é bastante baixa. Você pode, portanto, molhá-las com a famosa "bandeja de umidade" (ou banheira) somente quando todo o substrato estiver seco. Ou você pode tentar o método do cubo de gelo (para ser colocado na casca e não em contato direto com as raízes). O importante é que a água escorra completamente do vaso antes de colocá-la de volta no lugar.
  • Ambientes muito secos: na natureza, as orquídeas vivem em habitats úmidos (e absorvem água, de fato, do ar), e se sua casa tem tendência a ser muito seca, então você tem que compensar. Isso pode ser feito nebulizando um pouco a planta de vez em quando (não é necessário fazer isso com muita frequência), ou colocando o vaso em uma "bandeja de umidade", ou em uma bandeja onde você vai colocar no fundo argila expandida ou algum outro tipo de pedra que seja coberta por alguns milímetros de água. De modo que irá evaporar lentamente, mantendo as pedras e a planta próximas úmidas.
  • Espaços fechados e sufocantes: as orquídeas precisam de ambientes em que haja uma circulação regular de ar. Isso não significa que elas devam ser expostas a correntes de ar, mas que o ar do ambiente não deve estagnar.
  • Substrato errado: existem embalagens de mistura para vasos especialmente preparada para orquídeas, geralmente feitas de pedaços de casca de árvore. Isso ocorre porque o solo normal sufocaria as raízes e reteria muita água, causando o apodrecimento das raízes. Com um substrato grosseiro que molha e seca rapidamente, porém, a planta cresce da maneira certa.

Pronto para cultivar suas lindas orquídeas?