11 propostas criativas para transformar qualquer objeto em um fascinante relógio de parede

por Roberta Freitas

13 Janeiro 2023

11 propostas criativas para transformar qualquer objeto em um fascinante relógio de parede

É difícil imaginar nossa existência sem um acessório comum como o relógio. Sempre temos algum aparelho conosco que nos lembra que horas são, e assim conseguimos marcar o tempo de nossas vidas e organizar cada momento. Não existem, porém, apenas aqueles que trazemos sempre conosco: por vezes é mesmo essencial podermos contar com o relógio pendurado na parede do quarto onde estamos, aquele para o qual inconscientemente voltamos o nosso olhar de vez em quando para conferir o horário.

Assim, um elemento indispensável na casa de todos logo se tornou uma oportunidade de decorar ao seu gosto, e se você gosta da ideia de introduzir elementos inesperados e criativos em sua casa, não pode faltar um relógio de parede com design original. A boa notícia é que você não precisa necessariamente pesquisar em milhares de catálogos de lojas físicas e online, mas pode trabalhar duro para reciclar qualquer objeto - ou quase - fazendo um relógio único e personalizado.

Basicamente, basta encontrar ou construir um objeto plano ao qual você possa prender o equipamento com os ponteiros. Isso explica o grande sucesso dos projetos de reciclagem que transformam discos de vinil em relógios de parede!

Existem até aqueles em que formas de todos os tipos são cortadas diretamente do vinil, geralmente a laser.

Já um projeto mais inusitado é aquele em que o fundo do relógio é feito com uma colagem de recortes de papelão, ou melhor, as nervuras das caixas de vinil! Mas também pode funcionar com a lombada de revistas antigas ou livros antigos que não sejam muito grossos.

Mais papel: um relógio feito com vários rolos colocados lado a lado, para um efeito colorido incrível.

E se em vez de números, os ponteiros apontassem para dominós?

Quando você pensa nessa perspectiva, de fato, qualquer série de pequenos objetos funciona muito bem, até mesmo os cubos para construções do tipo LEGO.

E as ideias de "relógios dentro de um relógio", onde cada número é substituído por um... relógio antigo. Há quem seja preciso nos detalhes, e coloque os ponteiros dentro de cada pequeno mostrador precisamente para que indiquem a respectiva hora.

Madeira e ferradura: uma combinação que não poderia ser mais rústica.

Quando o gosto grunge se casa com aquele um pouco mais geeky: uma placa de circuito é a base para os ponteiros.

Aproveitando o molde certo, qualquer pedaço de madeira (mesmo, literalmente, lascas) pode se tornar um relógio original se for combinado com resina epóxi.

A ideia supernerd por excelência: um CD antigo com teclas de computador em vez das horas.

Você já pensou em algum objeto que possa reciclar para criar um relógio de parede criativo como esses?