Garrafas de óleo: nunca mais engorduradas com um truque simples, mas engenhoso

por Roberta Freitas

30 Janeiro 2023

Garrafas de óleo: nunca mais engorduradas com um truque simples, mas engenhoso

As garrafas de óleo são certamente muito bonitas de se ver e muito mais adequadas para a conservação. Há quem os prefira, de longe, a um galheteiro clássico. Isso acontece sobretudo entre os conhecedores, que se preocupam particularmente com o rótulo com o certificado de qualidade e que sabem bem o quanto o material e a cor da garrafa afetam a preservação do próprio azeite.

No entanto, usar o óleo diretamente da garrafa envolve um problema de praticidade. O frasco fica oleoso com facilidade e, uma vez oleoso, fica difícil até de agarrá-lo sem correr o risco de escorregar das mãos e quebrar. Sem falar no incômodo de tocá-lo e engraxar as mãos ou roupas. Isso costuma acontecer principalmente no topo, na região do gargalo da garrafa. É aí que, na maioria das vezes, o óleo pode descer conforme você o derrama e é aí que ele consegue ungir todo o resto.

Então, pode haver uma solução para tudo isso? Claro que sim. É uma técnica muito simples para não untar as garrafas e mostramos a seguir.

via @twinshomemeg/TikTok

@twinshomemeg/TikTok

@twinshomemeg/TikTok

Os @twinshomemeg, TikTokers gêmeos que costumam dar dicas desse tipo, compartilham o truque precioso e inteligente. Foram eles que mostraram a engenhosa estratégia de não engordurar as garrafas de óleo. Para implementá-la, você precisará apenas de discos de algodão descartáveis ​​e uma tesoura.

Depois de ter tudo o que precisa, basta dobrar o disco ao meio e fazer um corte ao meio com a tesoura, para que, ao reabri-lo, crie um orifício central. Alargue-o, ajudando-o com as mãos, para que o diâmetro fique do mesmo tamanho do gargalo da garrafa. Neste ponto, você pode facilmente deslizá-lo no próprio pescoço. O disco, nessa posição, fará com que o óleo, ao sair, seja absorvido e não engordure o restante da garrafa. E isso vai deixá-lo muito mais confortável e manejável, reduzindo em muito o risco de ele sujar tudo ou escorregar das mãos.

É uma operação que, claro, pode ser repetida com frequência para trocar o disco quando ele ficar encharcado de óleo e não cumpre mais sua função. Você pode ver a implementação dessa técnica muito simples vendo o vídeo mencionado no perfil de @twinshomemeg.

Temos certeza que você vai correr para experimentar!