Liberte os radiadores da acumulação de lamas: veja como fazer isso

por Roberta Freitas

19 Fevereiro 2023

Liberte os radiadores da acumulação de lamas: veja como fazer isso

Pode acontecer de notar que os radiadores da casa não aquecem uniformemente em toda a sua superfície ou, se o fazem, não são suficientes para aquecer o ambiente circundante. Isso, além de ser uma desvantagem que impede o aquecimento constante da casa, também pode ter um impacto significativo no consumo. Na verdade, um sistema de aquecimento que não aquece bem tende a ter que ficar ligado por muito mais tempo.

Esse problema pode ter vários gatilhos. Um deles, muito difundido mas subestimado, é representado pela lama que se forma no interior do radiador. Trata-se de um acúmulo de partículas de sujeira e ferrugem que geralmente se depositam no fundo, atuando como um tampão e impedindo a circulação normal da água e, consequentemente, o aquecimento adequado do sistema.

A solução é "sangrar" o radiador se livrando da lama. Não é dito que esse trabalho deva necessariamente ser feito pelo encanador. Resumimos abaixo os passos básicos para conseguir isso.

Pixabay

Pixabay

  • Desligue o aquecimento e espere algumas horas para que esfriem completamente também por dentro.
  • Coloque toalhas, panos ou lençóis velhos sob o radiador para reduzir a sujeira e o encharcamento do chão.
  • Desligue ambas as válvulas do radiador para desconectá-lo do sistema de aquecimento central.
  • Com o auxílio de uma chave, afrouxe as porcas que unem as válvulas ao radiador para poder soltá-las.
  • Colocando uma panela sob a válvula termostática, abra a válvula de purga, retirando a pressão e qualquer lama residual que saia dali. Em seguida, feche a válvula de purga.
  • Nesse ponto, você pode desaparafusar todo o radiador para removê-lo da parede e levá-lo para um ponto externo onde possa limpá-lo.
  • Conecte a válvula à torneira com uma mangueira de PVC. Dessa forma, a água limpa que flui dentro do radiador levará a sujeira para fora pela outra saída.
  • Para garantir que a limpeza seja completa, repita a operação também ligando a mangueira à outra abertura, fazendo a água correr ao contrário.
  • Reposicione o radiador na parede, apertando as porcas que você havia afrouxado e reabrindo as válvulas.
  • Verifique se a pressão da caldeira está boa e reinicie tudo.

Resumimos brevemente as etapas necessárias. Em todo o caso, por uma questão de segurança, é aconselhável que a operação seja efetuada junto com alguém que tenha algum conhecimento de termo-hidráulica e conheça as estruturas em que está a trabalhar.

Só temos a desejar a você um bom trabalho.