Pilea: descobrindo a "planta chinesa do dinheiro"

por Roberta Freitas

24 Fevereiro 2023

Pilea: descobrindo a "planta chinesa do dinheiro"

Esta planta muito popular online - e em lares ao redor do mundo - tem uma infinidade de nomes comuns: planta das moedas, planta chinesa do dinheiro, planta da amizada. Na verdade, para chamá-lo corretamente, devemos falar de Pilea peperomioides, para distingui-la de vários outros tipos de Pilea, algumas das quais não se parecem muito com ela.

Esses curiosos nomes populares, porém, se devem todos à principal característica dessa bela planta: suas folhas carnudas e quase perfeitamente redondas, tão diferentes da maioria das plantas mais cultivadas em casa. Original do sul da China, agora se espalhou por todo o mundo. Em seu habitat também consegue produzir flores brancas na primavera, enquanto em casa é difícil vê-las. Isso não desencoraja ninguém, porém, de querer um espécime em casa: sua aparência é fascinante demais!

Creativo

Creativo

  • Exposição: a pilea prefere luz indireta, de média ou alta intensidade. Tende a crescer estendendo seus ramos para o lado que recebe mais luz, por isso é aconselhável girá-la regularmente para que cresça simetricamente. Porém, se as folhas forem expostas à luz direta e forte, elas queimam com facilidade. Quanto mais escuro o lugar em que você a colocar, menos espessa será a planta, com folhas cada vez menores.
  • Clima: quanto à temperatura, o ideal é que fique em torno de 20° C, sem nunca passar dos 30° ou cair abaixo dos 10°. Já quanto à umidade, evite ambientes excessivamente secos, portanto, mantenha-a longe de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.
  • Terra: prefere solo rico e bem drenado. Portanto, use um bem balanceado e rico em nutrientes misturado com musgo de turfa ou coco. Não deve ser nem ácido nem alcalino (um pH de 6,0 ou 7,0 é estimado como ideal). Para evitar a estagnação, você também pode misturar o solo com um pouco de perlita ou areia de rio, ou colocar uma camada de argila expandida no fundo do vaso.
  • Rega: na primavera e no verão verifique a planta duas vezes por semana, no outono diminua a rega cada vez mais e no inverno você também pode lembrar a cada 10-15 dias. Na verdade, é necessário dar água somente quando o solo estiver completamente seco. Se notar que as folhas estão perdendo vigor e murchando, provavelmente o solo já está seco e precisa ser regado imediatamente.
  • Adubação: deve ser adubada somente na primavera e no verão, uma vez por mês. Quanto aos produtos, utilize os balanceados em nitrogênio-fósforo-potássio (20-20-20) e administre-os de manhã ou à noite no dia em que regar a planta.

Pronto para apreciar a beleza de uma pilea em casa?