Conselhos de viveiristas para multiplicar rapidamente o antúrio a partir de um ramo florido

por Roberta Freitas

17 Março 2023

Conselhos de viveiristas para multiplicar rapidamente o antúrio a partir de um ramo florido

O antúrio é uma planta linda com flores vermelhas ou brancas muito vibrantes e, se tivermos a sorte de ter uma dessas plantas em casa, podemos desejar tê-las por muito tempo ou ter outras cópias idênticas. Essa planta pode geralmente ser propagada por pólen ou por estaquia, ou seja, por imersão de um caule ou flor em água para emitir novas raízes, ou ainda por divisão do tufo, que consiste em separar os novos rebentos da planta mãe.

Esse último é o método recomendado pelos viveiristas, que lhe garantirá sempre novas plantas que crescerão luxuriantemente ao lado da planta mãe. Vamos descobrir juntos as dicas para colocar esse método em prática.

Maja Dumat/Wikimedia Commons

Maja Dumat/Wikimedia Commons

A propagação por tufo de antúrio é um procedimento difícil, mas seguindo o conselho dos viveiristas é muito simples praticá-lo em casa. Você pode fazer isso na primavera ou no verão, quando a planta consegue reproduzir rapidamente novos tufos; é possível realizar este procedimento também nas outras estações, lembrando porém que a reprodução será mais lenta porque as plantas entram em repouso vegetativo nesse período.

Retire a planta de antúrio do vaso quando o solo estiver úmido, é melhor regá-la 30 minutos antes de prosseguir com a operação. Pegue um cortador ou uma tesoura esterilizada para cortar os novos tufos deixando todas as raízes presas.

Nesse ponto, repotencie a planta mãe com terra nova e as mudas novas em vasos menores, utilizando solo semelhante ao anterior para a primeira fase de adaptação. Molhe drenando o excesso de água.

Alessio D'Aprile/YouTube

Alessio D'Aprile/YouTube

Nos primeiros 10 dias de adaptação, as novas mudas devem permanecer na sombra e ser constantemente hidratadas. Essa é a fase mais delicada de toda a operação, durante a qual as plantas devem permanecer a uma temperatura constante e moderada.

Se preferir uma técnica mais simples, experimente estacas, que permitirão reproduzir a planta a partir de um caule florido. Bastará cortar a flor pela base e mergulhá-la na água, esperando que surjam novas raízes.

Você está pronto para a propagação?