Remoção de mofo do box do chuveiro, paredes e madeira: dicas úteis

por Roberta Freitas

05 Abril 2023

Remoção de mofo do box do chuveiro, paredes e madeira: dicas úteis

Principalmente em casas antigas ou que permanecem fechadas por muito tempo, é fácil encontrar vestígios de mofo em áreas onde a umidade se acumula com mais facilidade. Portanto, muitas vezes vemos manchas pretas feias aparecerem não apenas nas paredes, mas também nos ladrilhos dp box e em móveis de madeira e elementos estruturais.

Se o bolor for muito extenso é necessário contatar empresas especializadas, mas se intervir no seu aparecimento é possível eliminá-lo eficazmente mesmo com métodos caseiros simples. Uma vez eliminado, será suficiente continuar ventilando os ambientes regularmente para facilitar a troca de ar e eliminar o excesso de umidade para evitar ou retardar sua nova formação.

Aqui estão algumas dicas para remover mofo de madeira, paredes e azulejos.

1. Madeira

1. Madeira

Creativo

Infelizmente, pode acontecer que as superfícies de madeira em contato com as paredes mais úmidas também sejam afetadas pelo mofo. Nesse caso, aconselhamos removê-lo com estas etapas simples:

  • Lavagem das superfícies: diluir uma colher de sopa de detergente em um litro de água e esfregar a área a ser limpa com uma escova de cerdas macias, retirando o excesso de água com uma esponja.
  • Mofo recente e pouco extenso: se o mofo estiver no começo, será suficiente borrifar vinagre branco destilado na superfície e deixar secar, depois proceder ao polimento se a mancha tiver desaparecido.
  • Mofo extenso: se, por outro lado, o bolor for muito extenso, é necessário intervir com métodos que o eliminem de forma mais eficaz; recomendamos neste caso uma mistura de partes iguais de alvejante e água, à qual será adicionada uma quantidade igual à metade dos outros dois ingredientes do detergente. Esfregue a mistura na área a ser tratada com uma escova de cerdas macias e deixe secar ao ar livre.
  • Remoção de manchas: se após o tratamento as manchas permanecerem, será necessário removê-las lixando a superfície para eliminar os esporos e selando-a para evitar novos enxertos.

2. Paredes

2. Paredes

Creativo

Para remover o mofo das paredes existem várias soluções possíveis:

  • alvejante diluído em água na proporção de 1:2
  • peróxido de hidrogênio puro
  • vinagre branco destilado com uma colher de sopa de detergente.

Lembre-se de não misturar essas 3 alternativas e enxaguar bem a superfície antes de passar para o próximo tratamento, caso o escolhido não tenha se mostrado eficaz.

Para aplicar a solução, use um borrifador e aplique com uma esponja começando de baixo, tomando cuidado para não molhar excessivamente a superfície e não esfregar com muita força. Deixe a parede secar e, se as manchas persistirem, repita a operação com uma nova solução.

3. Ladrilhos

3. Ladrilhos

Creativo

Também neste caso existem muitas soluções, mas é importante não misturar os diferentes compostos químicos, enxaguando bem a superfície antes de aplicar uma nova. Seguem os procedimentos possíveis:

  • Alvejante: remédio mais famoso para eliminar o mofo, deve-se diluir uma parte em 16 partes de água e aplicar com uma esponja. Para remover o mofo dos cantos, use bolas de algodão embebidas na solução. Depois de aplicada a solução, deixe agir por pelo menos 15 minutos antes de esfregar com uma escova de náilon, depois enxágue bem e deixe secar. Repita a operação se as manchas persistirem.
  • Peróxido de hidrogênio 3-10%: menos irritante e mais natural que o remédio anterior, deve ser usado fresco e não diluído. Pulverize na área a ser tratada e deixe agir (deve começar a efervescer) por pelo menos 15 minutos antes de esfregar e enxaguar e deixar secar.
  • Vinagre branco destilado: esse produto age muito mais lentamente que os anteriores e, portanto, é recomendado para manchas pequenas e recém-formadas. Pulverize sem diluir na superfície e deixe agir por pelo menos uma hora antes de esfregar e enxaguar. Se as manchas persistirem, remova-as com água oxigenada ou água sanitária diluída com uma escova de náilon.
  • Bicarbonato de sódio ou bórax: esses dois remédios não são capazes de eliminar permanentemente o mofo, mas inibem e retardam seu crescimento. Use-os preparando uma pasta com algumas gotas de água e espalhando diretamente sobre a superfície, deixando agir por pelo menos 30 minutos e esfregando com um pincel umedecido. Enxágue bem e remova quaisquer manchas residuais com água oxigenada ou água sanitária diluída.

Considerações finais

Lembre-se que o mofo pode causar desconforto respiratório e os produtos químicos podem irritar a pele; por isso é importante trabalhar sempre com máscara, proteção para os olhos e luvas de borracha para proteger as mãos. Certifique-se de que os quartos estejam sempre ventilados, mantendo as janelas abertas enquanto você trabalha. Finalmente, lembre-se de enxaguar completamente o detergente usado com bastante água antes de aplicar um novo.

Você está pronto para arregaçar as mangas?