Piso limpo e perfumado: o que fazer se não perfumar após a lavagem

por Roberta Freitas

12 Abril 2023

Piso limpo e perfumado: o que fazer se não perfumar após a lavagem

Quantas vezes também já aconteceu com você, enquanto limpava a casa, ser desagradavelmente surpreendido pela permanência de um cheiro desagradável de poeira ou umidade? Você certamente deve ter se perguntado qual era a causa desse inconveniente incômodo e talvez não tenha conseguido encontrar uma resposta para esse enigma.

Na verdade, deixar um cheiro agradável na casa depois de lavar o chão é muito mais fácil do que se poderia esperar e, às vezes, as causas do mau cheiro são realmente triviais e podem ser resolvidas em um instante com alguns truques simples. Neste artigo revelamos os segredos para ter um pavimento sempre perfeitamente limpo e perfumado após cada lavagem.

Creativo

Creativo

Comecemos primeiro pelas causas, que podem ser muitas:

  • poeira: tem certeza de que removeu toda a poeira do chão antes de lavá-lo?
  • detergente: se você usar uma quantidade excessiva de detergente, não só não terá uma casa mais perfumada, como também correrá o risco de ter que lavar o chão novamente. De fato, o excesso de detergente forma uma película gordurosa no piso, deixando-o opaco e causando maus odores.
  • umidade: da mesma forma, se o pano não for espremido corretamente, manchas de água permanecerão no chão, o que o deixará com um aspecto ainda sujo e inevitavelmente causará um mau cheiro.
  • pano ou esfregão: as ferramentas de limpeza também precisam ser limpas. Esfregão, pano e balde não limpos ou higienizados estão entre as principais causas de mau cheiro.

Como fazer então para um piso sempre muito cheiroso?

  • Lave bem o pano, esfregão e balde após cada lavagem, higienizando-os com água sanitária ou, melhor, com bicarbonato e vinagre ou ácido cítrico.
  • Não use um pano ou esfregão ainda úmido: após a lavagem, pendure-os para secar como qualquer outra roupa e use-os somente quando estiverem completamente secos.
  • Água limpa: parece um conselho trivial, mas apostamos que você também já usou água não perfeitamente limpa para lavar o chão. Certificar-se de que esteja limpa garante não só uma maior higiene, mas também uma maior probabilidade da sua casa cheirar bem.
  • Detergentes: se quiser se certificar de que limpa e higieniza bem o seu pavimento, utilize o detergente adequado e sobretudo na dosagem correta. Você também pode optar por alternativas naturais, como o vinagre e o bicarbonato, que higienizam e, com a adição de óleos essenciais, liberam um perfume agradável. Apenas preste atenção ao seu tipo de piso: esses remédios não são adequados para todos!
  • Obtenha ajuda também dos óleos essenciais: adicionados à água de lavagem, eles liberarão seu aroma agradável por muito tempo. No entanto, não os misture com outros detergentes, adicionando-os apenas à água limpa ou a uma mistura de água e vinagre ou bicarbonato de sódio.

Seus pisos cheiram bem agora?