Dicas e truques mais úteis para praticar jardinagem sem gastar muito

por Roberta Freitas

08 Março 2021

Dicas e truques mais úteis para praticar jardinagem sem gastar muito

Praticar jardinagem é uma grande válvula de escape: estar em contato com a natureza, mesmo em um cantinho da casa, e descobrir a maravilha de tantos processos de crescimento e renascimento é uma experiência que eleva o nosso espírito, mas às vezes também pode significar ter que fazer algumas compras extras.

No entanto, há uma série de cuidados que podemos levar em conta para poder praticar esta bela atividade sem ficar com a carteira vazia: pensando numa perspectiva de partilha e exploração de recursos renováveis, podemos obter grande satisfação dos nossos espaços verdes, economizando de forma sensata.

1. Aprenda a cultivar a partir da semente

1. Aprenda a cultivar a partir da semente

Commons Wikimedia

É preciso um pouco de experiência e muita paciência para entender quando semear as variedades que queremos cultivar e também para escolher o recipiente certo em que elas terão que criar raízes e crescer, mas as sementes são a forma mais barata de comprar plantas de todos os tipos.

Uma dica útil é investir em bandejas para usar como canteiros de sementes e mover as plantas que crescem lentamente para vasos progressivamente maiores somente quando tiverem desenvolvido um bom sistema radicular. Para as variedades mais resistentes e de crescimento rápido, no entanto, você pode movê-las diretamente para o solo ou em vasos grandes, mas deverá prestar atenção às suas necessidades de irrigação, pois a água se dispersa com mais facilidade.

E se você quiser experimentar muitas variedades diferentes, uma boa ideia é compartilhar os pacotes de sementes com alguns amigos: você reduzirá as despesas pela metade enquanto mantém uma grande variedade de plantas.

2. Compartilhe mudas com os amigos

2. Compartilhe mudas com os amigos

Commons Wikimedia

Se visitando os jardins dos amigos alguma planta o impressionou, você pode propor trocas: ao podar cada variedade, reserve alguns ramos para propagar a planta, e você pode fazer o mesmo para retribuir o gesto com algumas de suas plantas.

3. Plante verduras a partir dos seus restos

3. Plante verduras a partir dos seus restos

Lizard10979/Flickr

O talo de aipo que geralmente jogamos fora pode fazer uma nova planta crescer, e o mesmo acontece com os restos de outras verduras e hortaliças. Você tem que deixar a parte que você teria jogado fora em um prato com água por duas ou três semanas até que brote: quando começar a dar raízes a planta pode ser movida para o solo.

4. Dê preferência para plantas perenes e temperos

4. Dê preferência para plantas perenes e temperos

Pxhere

Ervas aromáticas como a menta e o tomilho existem em muitas variedades com diferentes cores e formas, e depois existem muitas variedades de herbáceas perenes, que se plantadas no lugar certo e devidamente cuidadas tomam posse de superfícies cada vez maiores em pouco tempo. Procure diferentes espécies de tradescantie, lamium, ajuga e muito mais: com a incrível variedade de formas e cores de folhas e flores, você terá áreas verdes fáceis de cuidar sem gastar muito.

5. Use resíduos orgânicos de cozinha para fazer composto

5. Use resíduos orgânicos de cozinha para fazer composto

Commons Wikimedia

Você pode fazer um recipiente de compostagem com despesas mínimas e imediatamente começar a prepará-lo em casa, talvez começando com uma substância capaz de ativar a compostagem, e lentamente os restos da cozinha, bem como um pouco de grama que você aparou e galhos mais finos, se transformarão em solo fértil para uso no jardim.

6. Colete a água da chuva

6. Colete a água da chuva

Erix / Eurekalert

Crie um sistema de coleta de água do tipo faça você mesmo: significa colocar um recipiente que coleta a água nas calhas, para ser usado como tanque para regar o jardim. Há o duplo benefício de economizar na conta de luz e não desperdiçar um recurso fundamental como a água.

7. Outras dicas úteis

7. Outras dicas úteis

Colsu / Wikimedia commons

  • Escolha variedades de plantas que se propaguem facilmente por sementes ou esporos, como certos tipos de samambaias mais resistentes, muitas belas variedades de persicárias ou até mesmo plantas mais negligenciadas, como teucrium ou violetas. Basta plantar alguns exemplares no lugar certo (verificar suas necessidades em termos de exposição e solo) e você verá que ano após ano elas encontrarão a maneira de preencher cada espaço disponível.
  • Se você não precisa lutar contra infestações realmente sérias de plantas ou animais, sempre procure remédios naturais: ingredientes baratos ou aqueles que você já tem em casa podem ser suficientes para criar repelentes do tipo faça você mesmo de vários tipos.
  • Use os materiais que tem à sua disposição: se houver muitas pedras no solo, retire-as e reserve para fazer as orlas dos canteiros. A poda de árvores também pode produzir galhos úteis para criar cercas ou, se você tiver canas de bambu, poderá usá-las para apoiar os caules das plantas, quando necessário.