11 plantas perfeitas para criar belos muros verdes e floridos

por Roberta Freitas

07 Março 2021

11 plantas perfeitas para criar belos muros verdes e floridos

Para delimitar os limites de uma propriedade, você pode usar muitos tipos diferentes de cercas, desde simples redes até soluções de alvenaria, mas uma das opções preferidas continua sendo plantar uma sebe.

Se você escolher a variedade que melhor se adapta às suas necessidades pessoais, mas também climáticas, uma fileira de plantas cria proteção e privacidade de uma forma natural, e tem a vantagem adicional de lançar uma sombra mais fria do que a gerada por qualquer cerca artificial - algo que durante o nos dias quentes de verão, é realmente útil.

Uma parede verde, saudável e vigorosa é bonita de se ver e fornece um cenário ideal para o resto do jardim; além disso, existem plantas perenes que entre a primavera e o verão ficam cobertas de magníficas inflorescências, por vezes até perfumadas. Aqui estão algumas plantas que você deve levar em consideração se quiser criar uma cerca viva de jardim.

1. Prunus laurocerasus

É um dos mais comuns e por um bom motivo: resiste às mais diferentes condições climáticas, cria uma parede densa com folhas muito bonitas e brilhantes, e mesmo quando é cortada excessivamente volta a emitir novas folhas.

2. Cipreste de Leyland

É provavelmente a mais elegante das soluções, embora bastante cara. Se podado corretamente uma ou duas vezes por ano, não cresce fora de todas as proporções e se torna uma esplêndida parede impenetrável. Ela também tem uma essência perfumada muito agradável. A desvantagem, porém, é que se não for podada periodicamente tende a crescer muito, produzindo nova vegetação apenas na ponta dos galhos; portanto, quando você quiser podá-lo para conter suas dimensões, infelizmente apenas a parte final do galho deve ser eliminada, caso contrário ela vai secar completamente, não podendo redimensionar a sebe como gostaria.

3. Pilriteiro

Planta mais rústica e muitas vezes não apreciada de forma adequada, talvez pelos ramos espinhosos. O espinheiro atinge mais de 3 metros (máximo 5) de altura, produz lindas flores brancas e resiste muito bem ao frio, além de não necessitar de cuidados especiais.

4. Buxus

Perfeito para pequenas sebes, como as que alinham caminhos ou canteiros de flores. É a sebe tradicionalmente associada ao jardim italiano, aquela das formas "desenhadas": é exatamente a sebe que se pode modelar, ou seja, é a espécie escolhida pela arte topiária.

5. Jasmim estrelado

Uma das sebes mais fáceis de manter, o Rhincospermum Jasminoides é na verdade uma planta trepadeira vigorosa, que produz no final da primavera muitas flores brancas semelhantes às do jasmim, mas com um perfume muito mais intenso (tanto que de perto pode até ser desagradável). No entanto, os ramos são bastante finos e delicados, por isso a poda pode ser feita sem esforço.

6. Photinia

Outro grande favorito, principalmente nas últimas décadas, é a photinia: é robusta, cresce rápido e a manutenção necessária não exige muito esforço. Seu ponto forte são as cores: as folhas novas são de um vermelho vivo (principalmente quando expostas ao sol) e as flores uma nuvem branca.

7. Bambu

Um dos sons mais bonitos da natureza é o farfalhar do vento entre as folhas, e uma sebe de bambu torna isso uma arte. São muitas as variedades, mesmo com caules escuros ou coloridos, e muitas se adaptam perfeitamente aos diferentes climas do nosso país. Além disso, para quem tem um jardim repleto de plantas, uma sebe de bambu é um recurso importante: você pode usar as hastes para sustentar caules, troncos e criar as estruturas necessárias para o jardim. O problema é a contenção: é preciso consultar viveiristas experientes na venda dessas plantas para saber como instalar bainhas e sistemas de proteção que impeçam a proliferação do bambu pelo jardim.

8. Ligustrum

As plantas de ligustrum formam uma sebe com folhas verdes suaves, não muito grandes, e flores brancas muito bonitas e delicadas durante todo o verão. No caso de invernos rigorosos, pode perder suas folhas nos meses mais frios, mas torna-se viçosa novamente assim que chega a primavera. Muitos pássaros e outros animais encontram refúgio nas sebes maiores.

9. Hedra

A hedra é muitas vezes considerada apenas uma trepadeira de ervas daninhas, mas se cuidada e contida com podas periódicas, ela fornece uma das sebes mais densas e robustas possíveis. Existem variedades com folhas de cores ou formas bonitas, e pode sobreviver sem muitos problemas, mesmo depois de ser massivamente cortada.

10. Duas opções de floração e sempre-verde

Se você precisar cobrir uma cerca onde a ideia de não ver uma parede verde nos meses mais frios não o incomode, considere uma sebe florida de rosas ou lonicera.

Uma rosa esplêndida para usar desta forma é a Banksiae Lutea: ela cresce rapidamente alcançando até longas distâncias e está entre as primeiras plantas a florescer no início da privamera, quando é coberta por uma espessa nuvem de rosas amarelas.

A lonicera é uma planta trepadeira muito vigorosa e capaz de resistir muito bem até ao frio: fáceis de podar, produzem flores bonitas e perfumadas da primavera ao verão, com diferentes cores e pétalas segundo a variedade. É uma planta há muito esquecida, mas que realmente vale a pena ser redescoberta.

Qual dessas sebes você mais gostou?