Alguns remédios caseiros para tentar se livrar do mofo de suas plantas

por Roberta Freitas

08 Março 2021

Alguns remédios caseiros para tentar se livrar do mofo de suas plantas

Muitas plantas, ornamentais e não, estão expostas ao risco de desenvolver formas de bolores, mofos e doenças de vários tipos que, se não tratadas adequadamente, podem levar à morte e, no melhor dos casos, prejudicar significativamente o seu aspecto. 

Há uma miríade de produtos químicos específicos no mercado, mas também é possível recorrer a uma série de remédios caseiros e mais naturais, que valem a pena experimentar como tratamentos alternativos orgânicos.

Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

A pátina branca que vemos se desenvolver nas folhas é o oídio, a botrytis cinzenta (Botrytis cinerea), que afetam as videiras facilmente. Já no caso das manchas pretas, se trata de uma doença causada por fungos saprofíticos.

Caso este tipo de problema passe a estar presente no solo, a melhor forma de intervir é trocando o solo do vaso: extraia a planta com cuidado, limpe bem o vaso (mesmo com vinagre ou álcool) e encha novamente com solo orgânico para plantar a planta. Os vasos de barro também podem ser tratadas do mofo, colocando-as no forno por 20 minutos.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio

Pxhere

Você pode preparar uma solução de bicarbonato e água na concentração de 1%. Melhor ainda do que a água, são os óleos minerais ou sabonetes de horticultura (geralmente, sabão de potássio macio). Assim você pode, por exemplo, diluir uma colher de chá de bicarbonato de sódio em 4 litros de água para evitar que as folhas queimem. Pode-se então adicionar uma colher de chá de óleo mineral e meia de sabonete (há quem use a de pratos, em alternativa à de horticultura) como surfactante para dar mais viscosidade à mistura para que adira melhor às plantas .

O bicarbonato atua como fungicida, interrompendo o equilíbrio de ionização de suas células, causando o colapso delas. O maior risco no uso dessa substância é a queima das folhas, ou o aparecimento de manchas amareladas ou marrons nas margens, mas a diluição do produto reduz muito a possibilidade dessa ocorrência.

Em alguns casos, o bicarbonato de sódio também pode impedir o desenvolvimento de esporos de fungos. É muito mais eficaz em frutas e vegetais, mas a aplicação regular também parece reduzir a chance de oídio ou outras doenças nas folhas.

Lembre-se sempre de não administrar esses remédios em momentos muito ensolarados dos dias e nem quando há muita umidade: melhor pela manhã ou em dias secos e nublados. Antes de prosseguir com o tratamento de todas as plantas, teste em uma pequena porção de uma amostra.

Leite

Leite

Pxhere

Despeje uma parte de leite e duas partes de água em um nebulizador e borrife uma ou duas vezes por semana nas plantas afetadas, de manhã cedo.

Leite, soro de leite (e até água oxigenada, em alguns estudos) têm sido usados ​​com sucesso no combate ao oídio em videiras e vegetais cultivados em estufas. Ainda assim, houve efeitos positivos no tratamento de rosas e também de outras plantas.

Alho

Alho

wallpaperflare.com

Quando o alho é esmagado ou cortado, ele libera alicina, uma substância antimicrobiana que se mostrou eficaz no tratamento de certos tipos de bactérias, fungos e oomicetos na agricultura orgânica.

Você pode então esmagar 4 dentes de alho e deixá-los em infusão na água durante a noite. No dia seguinte, despeje o líquido em um frasco com nebulizador e borrife nas plantas a serem tratadas.

Canela

Canela

Theo Crazzolara/Flickr

Alguns estudos demonstraram que a canela é eficaz no combate à botrítis no tomate, em concentrações de 0,5 ou 1% do pó de canela diluído em água. Pulverizar as soluções de água e canela também demonstrou ser benéfico na promoção do crescimento das plantas em estufas e em terreno aberto.

Há também quem borrife o pó de canela diretamente no solo ao redor da planta: talvez seja bom não exagerar na quantidade e regar em abundância para que penetre no solo como se faz com os fertilizantes granulados.

Você já tinha tentado algum desses remédios antes?