Os truques para cuidar da melhor forma das plantas mais fáceis de cultivar

por Roberta Freitas

07 Março 2021

Os truques para cuidar da melhor forma das plantas mais fáceis de cultivar

O cultivo de plantas em casa é motivo de grande satisfação: são lindas de se ver e decoraram as peças da casa de forma inimitável. Cuidar delas é terapêutico mas, sobretudo, nos ajudam a purificar o ar de substâncias nocivas à saúde de uma forma completamente natural.

No entanto, nem todo mundo é bom nos cuidados com as plantas e muitas vezes, após alguns fracassos sensacionais, acabam jogando a toalha. Porém, se as condições garantidas pelas nossas casas (em termos de luminosidade e temperatura) são suficientes para a sobrevivência de algumas espécies, vale a pena tentar escolher variedades mais fáceis de serem cultivadas e seguir uma série de regras básicas.

Escolha plantas fáceis

Escolha plantas fáceis

Pixabay

Todos gostaríamos de decorar a casa com flores grandes ou folhagens variegadas e com formas exóticas e fascinantes, mas quase certamente são plantas que requerem cuidados especiais. Felizmente, porém, a moda dos últimos anos trouxe de volta à tona plantas há muito ignoradas exatamente porque são as melhores para quem não está familiarizado com o verde, purificam o ar e são agora um símbolo do design de interiores.

Pothos, sansevieria, aloe vera, hera comum, são algumas das plantas simples de cultivar e que podemos encontrar facilmente em floristas mas também em supermercados ou em grandes lojas de móveis.

Fazer um pouco de pesquisa

Fazer um pouco de pesquisa

pixy.org

Explore as várias espécies nos motores de busca. Existem muitas listas de plantas "fáceis" que incluem diferentes espécies. Todos terão a sua favorita em termos de aparência, mas antes de mergulhar e comprá-la é sempre bom ter uma ideia clara das condições essenciais que devem ser garantidas para cada espécie, por isso é bom pesquisar um pouco e depois talvez verificar as informações com os viveiros onde compramos, ou pelo menos perguntar nas grandes comunidades online (existem algumas em todas as redes sociais e fóruns).

Os primeiros fatores que você precisa garantir são a luz (não há plantas que possam viver sempre no escuro ou penumbra constante, pelo menos em casa) e a temperatura média (mínima e máxima) necessária para a planta escolhida.

Folhas amareladas ou secas? Devem ser eliminadas.

Folhas amareladas ou secas? Devem ser eliminadas.

Commons Wikimedia

Uma folha murcha ou galho morto não podem voltar à vida. Portanto, se equipe com tesouras de jardinagem, higienize-as antes e depois do uso (você pode causar danos à planta, e se ela estiver doente, é melhor não agravar a situação ou espalhar o problema para outras amostras), e remova todos eles.

Se você não tem certeza se o galho está seco, corte apenas um pedacinho na ponta e olhe para o centro do corte: você entenderá imediatamente se não há nada a ser feito ou se o galho ainda está verde e portanto não tem que ser removido.

Regar: melhor pouco que muito

Regar: melhor pouco que muito

Pixabay

É natural pensar que, se a planta está doente, precisa de água. Afinal, é disso que se alimenta. Ainda assim, na grande maioria dos casos é o excesso de água que leva à morte das várias espécies, principalmente no caso daquelas consideradas fáceis de cultivar.

A estagnação da água é deletéria para a maioria das plantas ornamentais que não são realmente aquáticas, então você deve sempre se certificar de:

  • que o solo escolhido está bem solto
  • que o vaso tenha orifícios suficientes para garantir que a água saia
  • que o pires em que a água é coletada não encha. Assim, você pode mover as plantas para uma pia, chuveiro ou banheira, regá-las e deixar sair toda a água e então colocá-las em pires ou suportes somente quando elas pararem de pingar. Se, por outro lado, treinou um pouco o olho, pode dar a água diretamente no vaso, talvez eliminando a que fica nos pires durante o inverno.

Então, com que frequência regar?

Então, com que frequência regar?

Pxhere

A regra de ouro para qualquer planta é regar quando o solo secar. Às vezes, entretanto, apenas a camada superficial seca, enquanto a terra ao redor das raízes permanece úmida. E a planta nem sempre nos faz entender que precisa de água, aliás, às vezes, ver galhos e folhas que perdem a vivacidade significa que tem muita água. O que fazer?

Coloque um dedo no solo para sentir se está seco ou quase seco mesmo em profundidade. Então você pode regar novamente. Também é possível encontrar online ou em lojas especializadas medidores de umidade do solo a preços baratos, indicadores úteis para quem não quer sujar sempre as mãos.

Se, por outro lado, você encontra o solo úmido, mas a planta parece estar sofrendo e faz muito tempo que você não rega, é porque há uma estagnação da água prejudicial. Infelizmente, é difícil recuperar um espécime nessas condições, mas você pode tentar uma série de manobras para fazer o solo secar mais rapidamente: leve a planta para a luz do sol se ainda não estiver lá, e tire delicadamente ela do vaso junto com o pedaço de terra. Você poderá ver se o solo está encharcado ou talvez também haja vermes (você terá que administrar um medicamento especial nesse caso), ou mais simplesmente se houve alguma obstrução que impediu o fluxo de água do próprio vaso.

Não exagere com fertilizantes

Não exagere com fertilizantes

Commons Wikimedia

Até mesmo no caso de fertilizantes, é melhor evitar usá-los se você não estiver um pouco familiarizado e, em qualquer caso, use-os com moderação. Na verdade, não são substâncias milagrosas que podem cultivar a planta em nosso lugar, mas podem servir para suprir alguma carência, ou para estimular um crescimento um pouco mais rápido ou uma floração mais vistosa, mas muitas vezes estressam a planta fazendo com que ela sofra mais e, se administrados de forma muito concentrada, podem queimar a planta.

Se quer mesmo experimentar, é melhor escolher substâncias naturais adequadas à variedade de planta que temos em casa, que dão resultados mais demorados mas são menos agressivos e, em todo o caso, respeitando as doses recomendadas.

Bom trabalho de jardinagem!