5 lindas plantas perfeitas para cultivar em casa que vão dar um toque único aos seus ambientes

por Roberta Freitas

08 Março 2021

5 lindas plantas perfeitas para cultivar em casa que vão dar um toque único aos seus ambientes

Cuidar das plantas é uma atividade que exige empenho, mas também dá muita satisfação: além de decorar qualquer espaço de forma inimitável, muitas espécies ajudam a purificar o ar e o próprio fato de cuidar delas e fazê-las crescer também ajuda a melhorar o nosso humor e a tornar a vida em casa mais agradável.

Abaixo você encontrará algumas indicações úteis para o cultivo de diferentes plantas em casa: aquelas com floração mais vistosa, algumas com aspecto tropical e uma variedade praticamente indestrutível!

Gérbera

Gérbera

Pixabay

Muitas vezes consideradas grandes margaridas coloridas, as gérberas estão entre as plantas mais generosas para a floração, bastante resistentes e sempre trazem um sopro de alegria a qualquer ambiente. Têm cores muito vivas e é um prazer vê-las (e fotografá-las!).

Devem ser colocadas em locais iluminados mas não sob a luz solar direta, à noite preferem uma temperatura em torno dos 15 graus, enquanto durante o dia (especialmente durante o período de floração) os valores otimais ficam entre 20 e 25 graus. Pode suportar temperaturas até baixas, mas quando o solo cai abaixo de 16 graus, as flores tornam-se mais modestas, e se a temperatura ficar abaixo de 8 graus elas param de crescer.

Requer rega regular da primavera ao outono, mas sempre administrada de forma a não deixar o solo encharcado.

Anthurium

Anthurium

pixy.org

É uma planta nativa de áreas tropicais, por isso requer altas temperaturas e umidade, ou seja, condições que nem todas as casas podem recriar facilmente.

No verão, a temperatura ideal é aquela que fica entre 23 e 25 graus, enquanto no inverno nunca deve cair abaixo dos 15 graus, e em todo caso não gosta de mudanças fortes de temperatura. Se lhe garantirem as condições ideais (constantes 21-27° C e humidade em torno aos 60-70%) também floresce todo o ano, caso contrário veremos as suas esplêndidas inflorescências durante dois meses no verão.

A terra deve permanecer sempre úmida, mas não encharcada, por isso precisa de excelente drenagem e solo leve.

Crisântemo

Crisântemo

snappygoat.com

Existem inúmeras variedades de crisântemos, alguns mais compactos e com flores pequenas, outros com inflorescências muito vistosas e grandes. Cada categoria tem suas próprias necessidades, mas as mais comuns tendem a secar e se deteriorar com a chegada do inverno. Isso não significa (na maioria dos casos) que a planta está morta, apenas que entrou em dormência.

Assim, os vasos que guardamos em casa ainda devem ser ligeiramente regados a cada 3 semanas, aguardando que voltem a crescer e florescer com a chegada da primavera. Lembre-se de que eles tendem a florescer durante todo o outono, quando as horas de escuridão são maiores do que aquelas de luz.

Devem ser colocados em locais iluminados pelo sol e protegidos do vento, com temperaturas que não descam abaixo de 7 graus à noite.

Chlorophytum comosum

Chlorophytum comosum

Mesmo as plantas sem flores grandes são extremamente decorativas, e uma das mais indestrutíveis é a Chlorophytum comosum. Pode prosperar em quase qualquer lugar com muito poucas necessidades de cultivo e é uma das plantas que melhor purifica o ar de substâncias nocivas. Como tende a ter uma bela postura inclinada, é sempre preferível colocá-la em vasos suspensos ou em prateleiras de onde a folhagem possa descer.

A temperatura ideal é entre 13 e 18° C, enquanto quando o termômetro passa dos 26° C ela começa a sofrer um pouco, mas continua resistindo. Deve ser regada com moderação, evitando qualquer forma de estagnação da água e prefere uma exposição luminosa mas não sob os raios solares diretos.

Aglaonema

Aglaonema

Commons Wikimedia

É uma perene de crescimento lento com folhas variegadas, bonita em todas as suas diferentes variedades. Elas amam ambientes arejados, mesmo que não tolerem correntes de ar diretas, especialmente as frias.

Quanto à exposição, resistem bem à luz fraca, mas dão o seu melhor em locais claros (não ao sol direto): quando não são expostas à luz, na verdade, tendem a perder as manchas. Elas também adoram temperaturas quentes, que não caem abaixo de 16 graus à noite e 18 graus durante o dia.

Mesmo essas plantas, da primavera até o final do verão, devem ser regadas toda vez que o solo secar completamente, e sem causar estagnação da água.