Como encadernar um livro antigo: o método passo a passo para salvá-lo da lata de lixo

por Roberta Freitas

16 Junho 2021

Como encadernar um livro antigo: o método passo a passo para salvá-lo da lata de lixo

Todos temos em casa objetos que nos lembram os tempos passados, a nossa infância, momentos especiais da nossa vida, um presente especial de uma pessoa especial. Esses objetos ocupam um espaço em nossa alma porque nos trazem uma emoção única, que nos mudou e nos transformou para sempre. Entre esses objetos, certamente estão os livros. Quer você leia pouco ou muito, todos nós temos alguns em casa juntando poeira em um móvel, e alguns dos que possuímos por muito tempo certamente precisarão ser "salvos", antes que a capa ou as páginas estraguem devido ao tempo, desgaste ou utilização. E como podemos salvá-los então?

Explicamos os dois passos para encadernar livros antigos com clareza e simplicidade, substituindo apenas capa!

Pxhere

Pxhere

Os truques para reparar apenas a lombada

Remova primeiro a lombada original. Tudo o que você precisa é de um cortador para cortar a capa, na frente e atrás, a cerca de uma polegada da lombada. Evite arranhar as dobradiças, pois são elas que conectam a capa ao bloco de texto do qual o livro é feito. Remova a lombada do corpo do livro. Depois disso, você precisará medir a lombada que acabou de remover, caso contrário, meça o espaço entre as dobradiças do bloco de texto. Em seguida, corte um pedaço de papelão ou folha branca rígida das mesmas medidas da lombada a ser substituída.

Prepare o tecido para a nova lombada escolhendo um pedaço de algodão ou serapilheira que corresponda à cor geral do livro. Tire as medidas correspondentes à lombada, acrescente dois centímetros de comprimento e quatro de largura ao pedaço de tecido e corte-o nessas dimensões.

Adicione a lombada à capa do livro. Cubra a parte de trás da lombada com cola de livro e coloque-a no centro da capa do livro. Corte os cantos do tecido em um ângulo de aproximadamente 45 graus e coloque cola na extremidade inferior do papelão. Dobre para trás as pontas superior e inferior da capa e aplique uma forte pressão e, em seguida, remova a cola da lombada antiga que você não usa mais. Use uma faca e remova a cola do bloco de texto, que estava previamente unido pela lombada. Em seguida, prepare o livro para uma nova lombada externa, colocando-o com o lado da lombada que nos interessa voltado para cima. Você pode usar tijolos para segurá-lo no lugar e colar um papel no verso das páginas para que fiquem imóveis.

Posicione a nova lombada e depois a cola no tecido exposto da nova lombada. Cubra tudo com cola e pressione o forro firmemente na capa. Deixe secar completamente e por último, coloque o livro acabado entre vários livros ou na prensa durante a noite para que ele possa secar mais rápido e corretamente. Para evitar que as páginas grudem, você pode simplesmente colocar um pedaço de papel encerado dentro da capa.

Commons/Wikimedia

Commons/Wikimedia

Os truques para consertar toda a capa

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se a capa do livro atual está grudada totalmente ou só uma parte; nesse caso, o que você precisa fazer primeiro é simplesmente remover a capa e a lombada do corpo do livro; para isso, sirva-se de um cortador com lâmina útil para remover a cola que sobrou, as páginas rasgadas ou as que saem do próprio livro. Então, para fazer as medidas da nova capa, você pode escolher duas opções: ou tirar as medidas da capa antiga que acabou de remover, ou as medidas do próprio bloco de texto; no segundo caso, entretanto, lembre-se de adicionar uma polegada de altura. Em seguida, as novas capas devem ser cortadas; para fazer isso, você deve usar as medidas que acabou de tirar para cortar três pedaços de uma folha de papel duro para obter os dois pedaços da nova capa e a nova lombada.

Vamos passar para a fase de revestimento do livro. Nesta fase você deve escolher um pedaço de tecido de algodão ou lona para montar sua capa, depois colocar os três pedaços de folha de papel rígido que você já confeccionou sobre o tecido de sua escolha, com uma diferença mínima de um centímetro entre a capa e a lombada, enquanto ao redor de toda a capa você tem que medir cerca de dois centímetros, e por fim cortar o tecido que você verá que agora terá o formato de um retângulo bem grande.

Finalmente, agora você pode criar sua capa. Adicione uma camada de cola na parte de trás dos recortes de papelão que você já fez e coloque-os onde estavam quando mediu o tecido. Corte a parte inferior e a parte superior do tecido em um ângulo de 45 graus e dobre as pontas do tecido dentro das duas capas. Adicione muito mais cola no interior e depois costure as páginas restantes. Lembre-se sempre que a nova capa precisa das páginas finais para servir de cola entre a capa e o corpo do próprio livro, por isso é necessário utilizar um tipo de papel duplo e muito resistente para as páginas que ficam no final do o livro. Agora você vai precisar de uma agulha e linha; use uma agulha para tecer a linha entre as novas páginas finais e as partes mais antigas do livro e, em seguida, adicione a nova capa. Coloque uma camada espessa de cola na parte interna da capa e coloque o corpo do livro na parte de trás. Dobre novamente a página da frente e repita o mesmo processo com a capa posterior.

Finalmente, você pode secar a capa. Você pode colocar o livro em uma prensa de livros ou espremido ordenadamente entre vários livros durante a noite para deixá-lo secar completamente. Para evitar que as páginas grudem, você sempre pode usar um pedaço de papel vegetal entre as páginas finais e o bloco de texto.

Algumas dicas práticas:

Os procedimentos que acabamos de listar, seja para remover a lombada danificada ou para refazer a capa de um livro antigo e encaderná-lo novamente, são recomendados se você tiver mais de um para modificar; na verdade, você não tem necessariamente tudo de que precisa em casa para poder encadernar um livro velho e arruinado que tanto gosta. Por isso, se for um único livro, é aconselhável entrar em contato com um profissional de edição e encadernação para economizar na compra de materiais de que possa necessitar. Do contrário, se você tem tempo e engenhosidade para chegar em casa e passar algum tempo livre arrumando seus livros favoritos, basta seguir todos os procedimentos que listamos acima; você precisará do material, com certeza, mas se aplicá-lo ao pé da letra, poderá ter edições totalmente novas e quase personalizadas em sua biblioteca.

Mas, apesar de tudo, os procedimentos que acabamos de lhe explicar não são nada difíceis se você tem o desejo e o tempo de cuidar de alguma edição literária à qual se julga muito apegado ou que leu e releu diversas vezes. Por esses objetos tão preciosos e repletos de conhecimento e informação, acreditamos que colocar a mão para melhorá-los pode valer muito a pena!