Como deixar sua casa mais iluminada: 7 dicas úteis para iluminar até os cantos mais escuros

por Roberta Freitas

17 Junho 2021

Como deixar sua casa mais iluminada: 7 dicas úteis para iluminar até os cantos mais escuros

Viver em uma casa acolhedora e iluminada traz muitos benefícios à nossa saúde física e mental. A luz, de fato, nos deixa imediatamente num estado de espírito mais calmo e positivo, o que nos ajuda a passar os dias em casa de uma forma serena e mais feliz. A casa é certamente o lugar onde passamos mais tempo, em geral, e mesmo se passássemos muitas horas ao ar livre, talvez para trabalhar, a casa continuaria sendo aquele lugar caloroso e acolhedor onde nos podemos sentir livres e "seguros", longe das pressões sociais do mundo exterior. Quando optamos por nos mudar para uma casa, portanto, é bom prestar atenção a alguns pequenos detalhes que podem melhorar muito o nosso desempenho, ajudando também a vivê-la melhor a longo prazo. Como se não bastasse, então, ambientes escuros e pouco claros favorecem a proliferação de ácaros - que não são bons para ninguém, principalmente para quem sofre de alergias! A luz é um elemento fundamental e, mesmo que pense que pode viver bem em um ambiente pouco iluminado, confie na opinião dos especialistas: com um pouco mais de luz, você irá se sentir muito mais alegre e cheio de energia! Então, vale a pena se concentre de todas as maneiras possíveis e imagináveis ​​e decorar o apartamento para ajudar a ter mais luz. Queremos revelar alguns truques para tornar cada canto da sua casa o mais claro possível, especialmente se os espaços da casa forem modestos. Se você está reformando sua casa ou está com vontade de mudar, este artigo é para você!

Wicker Paradise/Flickr

Wicker Paradise/Flickr

1. A cor das paredes:

Já as paredes podem ser consideradas um verdadeiro móvel: há quem as pinte com cores vivas e quem prefira papéis de parede com todo o tipo de desenhos. Em geral, porém, se você quiser tentar iluminar sua casa, terá que optar por cores claras. Essa regra se aplica ainda mais se sua casa for pequena. As cores claras e frias, aliás, também vão ajudar a tornar os espaços maiores. Portanto, se delicie com cores como o cinza claro, azul ou verde, preferindo sempre os tons bem suaves dessas cores. Uma dica prática: para obter um efeito ainda mais luminescente, não pinte toda a parede, mas deixe uma moldura branca nas bordas e perfis. Se se sente particularmente inspirado, também pode usar tintas enriquecidas com componentes luminescentes que, uma vez aplicadas na parede, criarão um efeito reflexivo.

2. Cortinas nas janelas:

Cortinas nas janelas não são recomendadas, pois tendem a retirar luz preciosa do ambiente, mas se você não gosta da ideia de janela nua, pode sempre optar por cortinas de cores claras e tecido transparente. O importante é que essas cortinas não sejam muito compridas e pesadas. Se você optar pela política "sem cortinas" e ainda quiser um pouco de privacidade à noite, pode aproveitar as venezianas. Lembre-se também que a ausência de cortinas dá a você a oportunidade de decorar o peitoril da janela com plantas e flores, uma forma perfeita de dar luz e harmonia ao lar!

3. O chão:

Não são apenas as paredes que constituem uma peça essencial do mobiliário, mas também o chão. Se você está reformando sua casa ou comprando uma e deseja modernizar seus pisos, você pode escolher um parquet. Afinal, quem é que não gosta de parquet? Pois bem, se decidir optar por essa solução, preste atenção ao escolher um parquet com tons claros. A essa altura você já deve ter entendido a regra de ouro: cores muito escuras ou muito claras não ajudam nem um pouco a iluminar os ambientes! Se, por outro lado, você não consegue mudar chão e tem ladrilhos ou outro material de cor escura, pode escolher um belo tapete de tecido claro e cores igualmente claras e naturais: o contraste entre as tonalidades ajudam a reduzir o efeito sombrio do chão.

4. O mobiliário:

Aqui está um ponto fundamental: o mobiliário a escolher. Quais são os mais relevantes? Você deve preferir móveis baixos de madeira que tenham uma cor clara e natural. Todo aquele móvel maciço, que se desenvolve verticalmente, e que tende a fechar os espaços, deve ser evitado. Em suma, se você tem "móveis da vovó", você não está no caminho certo! Infelizmente, esse tipo de móvel não cobre apenas pontos importantes de luz fisicamente, mas tende a tornar os ambientes escuros e pouco arejados, ou pelo menos é essa a percepção que temos disso. Portanto, é melhor projetar seus móveis na horizontal, permitindo que a luz se espalhe mais, e escolher cores neutras, senão a opção "total white". Se gosta de vidro, saiba que é a escolha certa: uma simpática mesa de cozinha ou uma estante de vidro tornarão o ambiente “mais leve” e espaçoso.

It's Great To Be Home/Flickr

It's Great To Be Home/Flickr

5. As plantas:

As plantas, como já mencionamos, são uma peça importante do mobiliário que não deve ser subestimada. Mesmo que você pense que não saiba cuidar muito bem delas, saiba que existem muitas variedades para interiores que não requerem esforços especiais. Uma planta certamente tornará o ambiente mais animado e seus convidados certamente a apreciarão! Aqui estão alguns exemplos de plantas de interior que você pode comprar facilmente: Ficus Lyrata, Dieffenbachia (evite se você tiver gatos), Ficus Benjamin, Pothos e Sanseveria. Esses são apenas alguns exemplos de plantas que você pode se dar ao luxo de ter em casa, sem considerar a ampla escolha de plantas e mudas suculentas que existem. Você só precisa entrar em contato com o seu viveiro de confiança!

6. Os espelhos:

Os espelhos são aqueles objetos que muitas vezes subestimamos, mas que podem realmente fazer a diferença em termos de brilho. Se você tem um corredor estreito em casa, pode pendurar um lindo espelho emoldurado em uma das paredes, além das pinturas a seu gosto: de repente o ambiente vai parecer mais amplo! Os espelhos refletem a luz, por isso você que deve utilizá-los não só para se espelhar (para isso pode sempre ir ao banheiro ou quarto), mas também, e sobretudo, para serem colocados estrategicamente nos pontos mais escuros da casa.

7. As lâmpadas e lustres:

Já falamos muito sobre claridade e como fazer um ambiente mais claro e, neste ponto, só temos que tomar alguns cuidados com relação aos pontos de luz artificial da casa. Se está escolhendo uma casa, para alugar ou para venda, preste atenção à luz: não recomendamos uma casa escura, porque a longo prazo terá um efeito negativo no seu corpo. Normalmente são as casas que ficam no térreo que apresentam este incômodo problema, mas também pode acontecer que se encontre rodeado por outros edifícios que limitam a vista e a luz. Em qualquer caso, se não podemos contar com a luz natural, pelo menos temos que tentar explorar a luz artificial: vamos eliminar lustres imponentes ou abajures muito volumosos e deixar espaço para projetores com os quais se pode dirigir a luz. Se quiser enriquecer o ambiente com lâmpadas de assoalho, ainda pode fazê-lo preferindo os cantos da casa. Obviamente, o posicionamento e a escolha das luzes devem ser sempre feitos em relação aos cômodos: na cozinha vai certamente precisar de iluminar bem a bancada, o fogão e a mesa, podendo optar nesse caso por um lindo lustre que cai direto sobre a mesa onde você come.

Resumindo, como você pode ver, deixar os ambientes um pouco mais claros não é tão difícil. Basta ter alguma previdência na fase de escolha e ter a oportunidade de brincar um pouco com os móveis. Às vezes, basta evitar a escolha de uma série de cores ou peças de mobiliário que simplesmente não se adequam ao ambiente. Em qualquer caso, tente fazer o seu melhor para iluminar a sua casa de forma natural e artificial: o seu estado de espírito vai se beneficiar muito!