Não jogue fora as sementes de limão - você também pode fazer elas germinarem e plantar mudas de limão em uma xícara

por Roberta Freitas

20 Setembro 2021

Não jogue fora as sementes de limão - você também pode fazer elas germinarem e plantar mudas de limão em uma xícara

Quando esprememos um limão para obter seu suco, geralmente jogamos fora as sementes, porque realmente não sabemos o que fazer com elas; mas se quiséssemos embarcar em um pequeno experimento de botânica? Poderíamos guardar as sementinhas e usá-las facilmente para fazer com que nasçam muitas novas mudas.

É um processo simples, mesmo que exija um pouco de paciência, mas é uma boa ideia acompanhar com as crianças. Porém, devemos ter em mente que, mesmo que as sementes levem apenas alguns meses para produzir mudas para plantar (até mesmo em uma xícara, pelo menos no início), antes de poder colher os frutos será necessário esperar alguns anos. O limoeiro, no entanto, é muito bonito e decorativo, então se você quiser tentar plantar um limoeiro a partir da semente, continue lendo.

via gardeningknowhow

u/illwearawatch/Reddit

u/illwearawatch/Reddit

  • Escolha um limão de boa qualidade: não tanto na aparência, mas no fato de ser gostoso e acima de tudo muito suculento.
  • Retire as sementes da polpa e enxágue para eliminar qualquer resíduos que possam aderir à superfície e que possam favorecer o aparecimento de doenças fúngicas, causando a morte da semente.
  • Encha uma jarra, ou mesmo um copo velho (terá que fazer um furo no fundo para drenar a água) com terra enriquecida com esfagno e perlita (ou areia) em partes iguais para deixar o solo solto e drenado. Se você quiser ter certeza de que todos os patógenos potenciais no solo serão mortos, aqueça esta mistura a 60° C por 30 minutos.
  • Plante as sementes de limão cerca de 1 cm abaixo da superfície.
  • Umedeça o solo borrifando  um pouco de água.
  • Cubra o frasco com papel filme para reter mais umidade, possivelmente fazendo alguns orifícios para a transpiração, para que o solo nunca fique muito úmido.
  • A temperatura ideal para germinar é de 21° C, então você pode colocar o pote em cima da geladeira.
  • Quando os primeiros brotos surgirem, mova o frasco para a luz e remova o plástico.
  • Quando você vir várias folhas pequenas brotando, coloque as mudinhas em um jarro de 10-15 cm de diâmetro com solo universal.
  • Para fertilizar, use um produto rico em potássio uma ou duas vezes por mês e sempre mantenha o solo úmido, mas não muito molhado. A planta vai precisar de pelo menos 4 horas de luz direta e temperaturas entre 15 e 21 graus. Não fertilize no inverno e não exponha o vaso a correntes de ar.

Em alguns meses, você terá mudas, que com o tempo se transformarão em lindos limoeiros. Boa jardinagem!