Gerânios: aprenda como podá-los para deixá-los mais bonitos e usar os galhos para cultivar novas plantas

por Roberta Freitas

21 Setembro 2021

Gerânios: aprenda como podá-los para deixá-los mais bonitos e usar os galhos para cultivar novas plantas

Entre as flores mais populares para decorar as varandas, jardins ou floreiras no peitoril da janela, certamente estão os gerânios, que podem se apresentar de forma esplêndida durante todo o verão.

Porém, quando as temperaturas começam a baixar e as horas de sol diminuem, então entre o final do verão e o início do outono, chega a hora de cuidar da sua poda, momento em que também se pode dedicar à propagação por estacas, de modo a fazer crescer muitas plantas novas que estarão prontas para a primavera seguinte. Descubra como fazer isso continuando a ler o artigo.

Creativo

Creativo

Poda

Pelargoniums (esse é o nome das flores que chamamos indevidamente de gerânios) tendem, na maioria dos casos, a ter um porte um tanto desordenado se não forem podados. Intervir com uma poda bem feita significa dar forma ao arbusto para que fique mais denso. Isso é feito encurtando os ramos que brotaram demais, e sempre logo acima de um nó do caule. Portanto, é necessário pensar em deixar um a plantinha com um formato o mais compacto e redondo possível, sem exagerar com o corte.

Antes de cortar qualquer galho, no entanto, devemos ter certeza de que a tesoura esteja bem afiada e desinfetada: para esterilizá-las podemos passar a lâmina sobre a chama de um isqueiro por alguns segundos, ou esfregar com um pouco de isopropila ou álcool. Se você tiver muitas plantas diferentes para podar, é melhor levar um isqueiro ou álcool e limpar as lâminas bem antes de começar a trabalhar em uma nova planta.

Propagação por estacas

Com os ramos obtidos pela poda podemos propagar os gerânios por meio de estacas ou enterrando-os em potes novos.

Você vai precisar de pequenos vasos, geralmente de 15 cm de diâmetro, para serem preenchidos com uma primeira camada - alguns dedos de altura - de argila expandida e continuar a inserir um bom solo, rico e bem dissolvido, até três quartos da altura do jarro.

Neste ponto, se prepare com um copo d'água e um pacote de pó de hormônio do enraizamento, abrindo a tampa. Pegue o primeiro galho cortado, molhe a parte cortada na água mergulhando-o apenas alguns centímetros e passe-o imediatamente no pó de enraizamento, depois insira o galho no solo. Se você não tem esse pó (que pode ser encontrado em lojas de jardinagem ou até online) pode também não usar, basta manter os galhos na água - trocando a cada dois dias - até que eles produzam raízes.

Continue assim com os outros ramos, até que a jarra esteja cheia. Neste ponto, delicadamente pegue outros punhados de terra e termine de encher o jarro até a borda, fazendo com que a terra se encaixe bem ao redor dos vários ramos. Agora basta regar bem as mudas, colocá-las em um local claro e protegido dos ventos e lembrar de regá-las algumas vezes por semana.

Aproveitando a luz e as temperaturas ainda não muito baixas do outono, as estacas terão a oportunidade de criar raízes e novas folhas. Durante o inverno também é possível diminuir as regas, mas sempre tomando cuidado para não deixar o solo totalmente seco por mais de um dia.

Boa jardinagem!