Encha a casa com plantas de ciclâmen e descubra como propagá-las facilmente com suas próprias mãos

por Roberta Freitas

17 Janeiro 2022

Encha a casa com plantas de ciclâmen e descubra como propagá-las facilmente com suas próprias mãos

Os ciclâmenes são plantas absolutamente encantadoras: as variedades mais resistentes e selvagens pintam a vegetação rasteira com pinceladas cor-de-rosa todos os outonos e estão entre as poucas flores verdadeiramente coloridas que podem ser cultivadas com sucesso mesmo durante o período de inverno. Assim, a partir do final do outono e sobretudo no inverno, vemos muitos tons, vermelho, branco, rosa e mil outros, que lotam as bancas das lojas e mercados e depois fazem um belo espetáculo em casa.

Se cuidadas da maneira correta, as mais rústicas podem voltar de ano em ano, então por que não tentar propagá-las também para multiplicar suas plantas para que você tenha muitas delas para admirar ou dar de presente?

Creativo

Creativo

Existem pelo menos vinte espécies diferentes de ciclâmen, todas nativas da região do Mediterrâneo e que preferem temperaturas amenas para ter uma aparência verdadeiramente exuberante. De todas essas espécies, porém, as comumente encontradas no mercado são geralmente de dois tipos: as mais resistentes (muitas vezes chamadas de "rústicas"), que sobrevivem mesmo ao frio; e as mais delicadas, as chamadas persas, que podemos encontrar em floriculturas e que têm flores maiores e pétalas de formas particulares.

As ciclâmenes rústicas são menores e podem ser propagadas por sementes ou por divisão dos bulbos, enquanto a planta de ciclâmen persa é mais difícil de multiplicar.

Propagação por semente

As sementes devem ser mantidas na água por 24 horas antes de serem colocadas no solo. A melhor época para fazer isso se você quiser plantar diretamente ao ar livre é a primavera, quando as temperaturas diurnas atingem 10-12 graus, mas você verá flores só na primavera seguinte. Mas se você quiser acelerar as coisas, também pode começar no inverno para ver as flores já na primavera.

Depois de 24 horas na água, coloque as sementes em um canteiro, ou em qualquer caso em vasos pequenos e não muito profundos (5 - 10 cm de diâmetro no máximo), cobertas com cerca de um dedo de terra e mantenha o solo úmido, mas não muito molhado, até ver brotos de alguns centímetros de altura. Nesse ponto você pode começar a regar regularmente, sempre quando o solo secar.

A propagação por sementes é lenta, especialmente para as persas. Geralmente, se considera uma espera de um ano e alguns meses antes de ter plantas totalmente desenvolvidas.

Propagação por divisão de tubérculos

As ciclâmenes são tubérculos, então no subsolo há uma espécie de batata escura, geralmente redonda, e é isso que deve ser dividido. A divisão é feita no outono: retire o tubérculo da terra com cuidado, tentando não quebrar as raízes, pegue uma faca bem afiada e perfeitamente esterilizada e divida a "batata" ao meio, cortando-a como um bolo para ter dois semicírculos.

Cada uma das peças deve ser enterrada a cerca de 5 cm no solo, de modo a enraizá-la antes da chegada do inverno. Melhor se a superfície for mais protegida em ligares onde o inverno é muito frio.

Mais uma vez, você descobrirá se tudo correu bem na primavera, se vir novas folhas aparecerem. Os profissionais, no entanto, preferem o método mais longo de propagação de sementes.

Você já propagou ciclâmenes?