Aloe vera: muitas dicas úteis para cultivar uma bela planta com mil usos

por Roberta Freitas

26 Janeiro 2022

Aloe vera: muitas dicas úteis para cultivar uma bela planta com mil usos

Aloe vera é uma das plantas mais conhecidas do mundo e de cuja polpa e suco, desde a antiguidade, foram obtidos remédios para tratar pequenas queimaduras, picadas de insetos, queimaduras por exposição ao sol; também com a planta de babosa você pode preparar produtos cosméticos para a pele e cabelos e existem receitas de bebidas que fazem bem à saúde.

Se você tiver alguma planta em casa, de vez em quando você pode pegar as folhas (que são removidas separando-as suavemente da base, sem quebrá-las ou cortá-las) e usá-las diretamente sobre a pele avermelhada pelo sol, ou como natural hidratante. São plantas típicas de climas áridos e quentes, que por isso temem o frio do inverno, mas requerem pouca manutenção e não crescem muito rápido, o que as torna adequadas para o cultivo em casa, com os devidos cuidados.

Creativo

Creativo

  • Exposição: escolha um local claro da casa, onde a planta possa desfrutar de muitas horas de luz. No entanto, se for exposta diretamente ao sol por muitas horas, especialmente em períodos quentes do ano, as folhas podem ficar amarelas.
  • Solo: o solo em que crescem deve ser muito seco e drenante, pois são plantas que não toleram de forma alguma a estagnação da água. Portanto, recomendamos uma mistura para cactos, que você também pode preparar misturando solo universal com areia grossa e um pouco de perlita ou pedra-pomes.
  • Irrigação: deve ser irrigada apenas quando o solo estiver completamente seco, portanto muito raramente no inverno e apenas um pouco mais frequente no verão, dependendo das temperaturas. No entanto, na hora de regar, o solo deve ficar completamente molhado, com a água fluindo livremente até o fundo. 
  • Para garantir melhores condições, escolha vasos de terracota, que permitem que a terra respire melhor. Quanto ao tamanho, o vaso deve ser grande e profundo o suficiente para conter confortavelmente toda a planta. Você também pode enfiar juncos ou gravetos no chão para ajudar a planta, quando crescer, a não ficar muito desequilibrada, fazendo com que o vaso tombe.
  • Elas não precisam ser fertilizadas, mas se você quiser fazer isso, basta cuidar delas uma vez na primavera com um fertilizante para ser diluído em água e que seja muito rica em fósforo.
  • Se você quiser propagá-los, terá que pegar as pequenas plantas que crescem na base, separá-las com uma faca afiada e bem esterilizada e colocá-las em novos vasos com o solo para cacto.

Você já cultivou plantas de babosa em casa?