Cinzas da lareira: descubra de quantas maneiras você pode reutilizá-la no trabalho doméstico

por Roberta Freitas

02 Março 2022

Cinzas da lareira: descubra de quantas maneiras você pode reutilizá-la no trabalho doméstico

A cinza da madeira, que é a que resta do fogo aceso na lareira ou em um fogão alimentado apenas com pedaços de madeira (não pellets ou outros materiais combustíveis), é uma substância que pode ser útil de várias maneiras em casa.

Seu uso mais comum é no jardim, onde é misturada com a terra para corrigir sua acidez, mas pode ser útil de outras formas no dia a dia. Com um pouco de paciência você pode obter a lixívia com a qual preparar o sabão, fazer uma pasta abrasiva para limpar objetos de metal e muito mais. Continue lendo para descobrir como você pode usar as cinzas da sua lareira.

Creativo

Creativo

  • Para derreter a neve nas avenidas em vez de usar o sal: a cinza agora fria pode ajudar os pneus a aderir ao solo, e os sais de potássio contidos na própria cinza são suficientes para derreter a neve quando não está muito frio.
  • Para absorver odores: um copo com cinzas pode funcionar como bicarbonato de sódio e borra de café, para absorver odores desagradáveis ​​em espaços fechados, como despensas ou até mesmo na geladeira.
  • Para remover manchas de óleo de motor ou gasolina da calçada (concreto ou asfalto): polvilhe a área a ser limpa com cinzas, deixe em repouso por algumas horas para absorver o óleo e depois varra com uma vassoura.
  • Como dissuasor para os caracóis: a cinza é um dessecante natural, que para animais com uma grande quantidade de água no corpo, como os caracóis, é suficiente para atuar como uma barreira.
  • Você pode usar recipientes espalhados pelos cômodos úmidos da casa para absorver a umidade.
  • Para corrigir a acidez do solo: as cinzas de madeira podem dar ao solo potássio e outros elementos úteis no desenvolvimento de diferentes tipos de plantas (embora não todas), e também serve para corrigir a acidez do próprio solo.
  • Para criar a lixívia com a qual fazer o sabão: você tem que ferver as cinzas (sem detritos) e água, depois esperar 12 horas para esfriar e para a parte sólida parar no fundo da panela. Todo o líquido na superfície, devidamente filtrado, será a lixívia a ser utilizada para fazer o sabão.
  • Para polir prata e metais: misture a cinza com um pouco de água para criar uma pasta levemente abrasiva para polir o metal.
  • Para controlar o crescimento de algas: se você tiver um lago ou lagoa, despeje um pouco de cinzas na água, e o potássio nele incentivará outras plantas a competir com as algas.
  • Para apagar um incêndio: assim como a areia, derramar cinzas muito frias sobre uma chama irá sufocá-la.

Você conhecia todos esses usos das cinzas?