10 ideias fantásticas para transformar a parte embaixo das escadas em uma sofisticada adega

por Roberta Freitas

02 Abril 2022

10 ideias fantásticas para transformar a parte embaixo das escadas em uma sofisticada adega

As ideias para mobiliar a parte de baixo das escadas são muitas: você pode obter armários, guarda-roupas, até cantos de estudo, banheiros, o "quarto" para cães, mini salas e muito mais. Mais raramente, porém, pensamos em transformar aqueles espaços muitas vezes estreitos e pouco habitáveis ​​numa adega.

No entanto, se estiverem devidamente equipados, se tornam verdadeiramente num elemento de grande valor, irresistível para todos aqueles que são verdadeiros admiradores de vinhos. Preencher esses espaços “difíceis” com as prateleiras que abrigam as garrafas permite que sejam melhor explorados do que com salas ou armários, e então ver a coleção de vinhos pela porta ou pelas paredes de vidro é uma surpresa de bom gosto na decoração. Inspire-se nas ideias abaixo.

As prateleiras que abrigam as garrafas podem ser de diversos materiais, como concreto ou metal, mas aquela que você deve preferir é sempre aquela de madeira. Em particular, recomendamos a madeira de abeto ou castanheiro, que garantem a manutenção do nível adequado de humidade. O metal, por outro lado, aquece facilmente e o calor é o inimigo da conservação do vinho.

As adegas não têm necessariamente de ser tão grandes que se possa entrar de pé, desde que se possa chegar confortavelmente a cada garrafa e que, se necessário, haja iluminação suficiente para ver qual vinho escolher.

Com projetos mais ambiciosos, ambientes climatizados podem ser criados. De fato, para a conservação dos vinhos é aconselhável manter uma temperatura maioritariamente estável, sem grandes variações térmicas. Você não deve descer abaixo de 10 graus ou subir acima de 22.

Esses ambientes isolados e climatizados também possuem taxas de umidade controladas. De fato, quando o ar está muito seco, o vinho pode estragar. A umidade excessiva, por outro lado, não cria tantos problemas, se não for para os rótulos. A taxa recomendada é geralmente entre 60 e 80% de umidade.

Estas adegas são muitas vezes iluminadas de forma cenográfica mas tenha cuidado: quando a luz é forte também pode estragar o vinho (já que produz calor). Portanto, evite holofotes que sejam colocados próximos às garrafas e que direcionem a luz sobre elas.

Quando os lances de escada são íngremes, o espaço embaixo delas é alto e, portanto, permite criar verdadeiras salas para entrar em pé. Lá você pode se deliciar com uma porta de acesso.

... que será mais ou menos moderna dependendo da decoração da casa.

Até mesmo aquelas que podem ser vistos de todos os lados graças às grandes janelas de vidro são extremamente cenográficas.

E pode até pensar em se projetar nos perfis da escada com paredes de vidro, mesmo quando a rampa acima não cria um porão em si.

Você gostaria de ter uma adega em sua casa?