Cuidado com o bicarbonato de sódio: descubra os casos em que é melhor evitar o seu uso

por Roberta Freitas

31 Março 2022

Cuidado com o bicarbonato de sódio: descubra os casos em que é melhor evitar o seu uso

Existem realmente inúmeros casos em que recorrer ao bicarbonato de sódio resolve problemas do dia a dia ou nos ajuda a realizar tarefas domésticas com excelentes resultados. Usamos para limpar, desengordurar, desodorizar e muito mais.

Sua textura granulada, no entanto, às vezes o torna um pouco agressivo em algumas superfícies, pois é excessivamente abrasivo e, portanto, corrói a superfície ou estraga um pouco o acabamento de alguns objetos; alguns tipos de pedras, metal ou vidro, por exemplo, nem sempre devem ser tratados com bicarbonato de sódio, ou pelo menos alguns cuidados devem ser tomados. Continue lendo para saber quando evitar ou usar bicarbonato de sódio com cautela.

Creativo

Creativo

Pratos e superfícies de alumínio em geral: muitos tipos de metal mais duros e resistentes não têm problemas em serem tratados com bicarbonato de sódio, mas o alumínio é mais delicado e se você deixar uma mistura de água e bicarbonato agir por tempo demais, por exemplo, o que pode causar uma oxidação, mudando também a cor do utensílio. Portanto, no caso do alumínio, recomenda-se usá-lo muito rapidamente, enxaguando imediatamente.
2. Talheres: o truque de bicarbonato de sódio com papel alumínio para remover manchas escuras de talheres em prata, mas não é recomendado com talheres antigos e preciosos, porque pode ser muito agressivo. Especialmente quando a prata não é esterlina, existe o risco de arruiná-la. Deve sempre ser evitado mesmo no caso de objetos que tenham incrustações decorativas de pedras semipreciosas ou pérolas.
3. Objetos banhados a ouro: o ouro (puro) é um metal macio, então o bicarbonato de sódio é muito arriscado, pois pode arranhar facilmente. Melhor não arriscar tratamentos abrasivos!
4. Superfícies de mármore: as opiniões estão um pouco divididas aqui. Existem muitos truques que envolvem o uso de bicarbonato no mármore, mas geralmente é recomendado usá-lo de forma diluída e muito esporadicamente. Embora seja apenas ligeiramente abrasivo, ainda é capaz de corroer o acabamento polido desta pedra, tornando-a opaca e arruinando sua aparência.

Por isso, é sempre melhor fazer uma pequena pesquisa antes de usar os vários ingredientes que temos em casa nas superfícies que nos parecem mais delicadas e, em qualquer caso, também é bom testar os diferentes métodos de bricolage em pequenas porções dos objetos a serem tratados, para verificar os resultados antes de causar danos!