Perder peso com a caminhada: você sabia que a caminhada pode fazer você perder peso assim como a corrida?

por Roberta Freitas

22 Abril 2022

Perder peso com a caminhada: você sabia que a caminhada pode fazer você perder peso assim como a corrida?

Correr ou caminhar são exercícios aeróbicos cardiovasculares que são sempre recomendados para serem integrados na sua rotina diária e semanal: ajudam a perder e manter o peso, aumentam a resistência física, melhoram o sistema imunológico, podem evitar o aparecimento de certas doenças e, portanto, podem melhorar (e prolongar) a vida. No entanto, a corrida nem sempre está ao alcance de todos por vários motivos, e então você pode considerar substituí-la por uma caminhada rápida.

Também é conhecido como fitwalking e mas pode ser chamado também de speed walking ou power walking, embora na realidade existam algumas diferenças entre essas categorias: todas, no entanto, consistem em caminhar em ritmo acelerado e alta frequência e, se feito da maneira correta, podem dar benefícios comparáveis ​​aos da corrida.

Pixabay

Pixabay

  • Speed walking: consiste em caminhar a uma velocidade média de pelo menos 4,5 a 4,8 quilômetros por hora. A frequência cardíaca aumenta e mais calorias são queimadas do que com a caminhada em um ritmo normal.
  • Power walking: falamos de Power walking quando a velocidade média é maior e varia de 5 a 8 km/h. Para alguns, pode até chegar a 11-16 km/h! Caminhar a uma velocidade de 7 km/h consumirá mais ou menos as mesmas calorias por uma hora que fazer jogging normal pelo mesmo tempo e na mesma velocidade.

É preciso um pouco de paciência e, acima de tudo, constância para conseguir manter um ritmo de 5km/h ou mais, e por isso é necessário fazê-lo gradualmente, se acostumando a aumentar o ritmo da sua caminhada pouco a pouco: muitos recomendam aumentar a velocidade por dois minutos e depois diminuir de novo. 

Praticar a caminhada rápida (ou seja, o primeiro tipo de treino indicado acima, aquele ligeiramente mais leve) certamente pode melhorar o humor e o bem-estar geral do corpo, e mesmo que você não consiga transformar seu movimento diário em um treino de caminhada rápida, no entanto, você queimará mais calorias do que andando em um ritmo normal.

Você pode começar com meia hora de cada vez e depois ir aumentando gradativamente (pelo menos 3 vezes por semana), e pode ser o hábito que irá melhor a sua qualidade de vida!