Você quer manter as cebolas na geladeira por muito tempo e sem cheiros ruins? Saiba como você pode fazer isso

por Roberta Freitas

17 Abril 2022

Você quer manter as cebolas na geladeira por muito tempo e sem cheiros ruins? Saiba como você pode fazer isso

A cebola é um ingrediente básico em uma infinidade de receitas diferentes, por isso é muito provável que sempre tenhamos muitas em casa. São vegetais que podem ser conservados por tempo suficiente desde que estejam inteiros, mas o que fazer com aquelas frescas e os já cortadas?

Dependendo da situação, você pode aproveitar alguns truques simples para fazer com que durem mais sem que sequem ou se danifiquem, para que você possa usá-las para alguma outra receita no futuro. Em alguns casos é até possível congelar cebolas que não pretendemos consumir em breve. Continue a ler para saber mais.

Pixabay

Pixabay

  • Cebolas inteiras: cebolas inteiras não devem ser mantidas na geladeira. No caso daquelas frescas e pequenas, ainda é aconselhável usá-las dentro de alguns dias após a compra. Onde elas devem ser mantidas então? Recipientes ao ar livre, como cestas ou melhor ainda, sacos e até sacolas de corda pendurados na cozinha ou em uma área para ser usada como despensa funcionarão bem. No entanto, é melhor mantê-las em um local bastante abrigado, mas ventilado. Obviamente elas devem ser mantidas sempre com toda a casca. Ao comprar, se certifique de que as cebolas ainda inteiras estejam bem duras: se houver pontos moles, elas já estão apodrecendo.
  • Cebolas cortadas ou picadas: você pode selá-las em um saco hermético ou em um recipiente hermético na geladeira e mantê-las ali por até 5 ou 7 dias. Dessa forma não secam nem enchem o compartimento do aparelho com o seu típico odor pungente.
  • Mas se você perceber que não as usará em breve, também poderá congelar as cebolas. Estamos nos referindo apenas àquelas já cortadas ou, melhor ainda, picadas. As cebolas inteiras, por outro lado, não descongelam muito bem, perdem a textura e se tornam difíceis de manejar. Tenha o cuidado de colocar a cebola picada em um saco hermético do qual você terá eliminado o máximo de ar possível (melhor ainda se você puder criar embalagens a vácuo).

Com esses métodos, você pode desfrutar de cebolas por mais tempo sem se preocupar com o sabor e, acima de tudo, sem precisar jogar fora os alimentos desnecessariamente.