Truques úteis para conservar a farinha por mais tempo, sem o risco de ser invadida por insetos

por Roberta Freitas

02 Julho 2022

Truques úteis para conservar a farinha por mais tempo, sem o risco de ser invadida por insetos

A farinha é um daqueles ingredientes que nunca faltam na despensa de ninguém e, dependendo dos hábitos ou culturas, são muitos os tipos de cereais ou leguminosas que a compõem. Mesmo as mais utilizadas no mundo, ou seja, as farinhas de trigo, milho ou arroz, podem existir diferentes variantes, mais ou menos refinadas ou integrais.

Em todo o mundo, no entanto, chega um momento em que você tem que defender seu suprimento de farinha do risco de se arruinar ou, mais frequentemente, de se tornar o berço de muitas borboletas da despensa. De fato, mesmo que a farinha em si seja um alimento que possa ser conservado por muito tempo, pode haver circunstâncias que a tornem de fato inutilizável antes mesmo que acabe o seu prazo de validade. Continue lendo para descobrir como conservá-la melhor.

unsplash.com

unsplash.com

Existem três linhas de ação, dependendo do uso que você fará da farinha e do tempo que deseja manter sua farinha segura e protegida.

  • A primeira coisa que sempre aconselhamos a fazer é retirar a farinha da embalagem de papel e transferi-la para recipientes herméticos. São quase sempre frascos de vidro (mesmo com tampa de cortiça), mas também podem ser de plástico para comida ou de lata, desde que as tampas impeçam a entrada de insetos e não permitam que a humidade estrague a farinha. Não só a despensa ficará mais bonita de se ver, mas também evitará surpresas desagradáveis ​​e desperdício de dinheiro.
  • Na geladeira. Se você usa farinha com muita frequência, pode colocá-la na geladeira, pois não há risco de ela ficar ocupando espaço desnecessariamente por meses. Também nesse caso, você ainda terá que usar recipientes perfeitamente herméticos, mas sachês herméticos também serão bons (desde que você consume a farinha rapidamente)
  • No congelador. O mesmo vale para os recipientes, com o cuidado adicional de deixar sair todo o ar dos sacos. Se você usá-los, portanto, é melhor evitar surpresas desagradáveis ​​e criar o vácuo.

Quanto tempo você pode manter a farinha fria? Na geladeira, a farinha branca pode durar até um ano, e a integral, em vez disso, 6 meses. Quanto ao freezer, a farinha branca será segura por até dois anos, enquanto a farinha integral por até um ano. Atenção então para as farinhas especiais, que geralmente tendem a expirar muito antes da farinha de trigo, por exemplo.

O que fazer ao pegar a farinha armazenada na geladeira ou no freezer? Você sempre tem que deixá-la voltar à temperatura ambiente sozinha. E quando você usar a que estava congelada, terá que usar tudo, pois não pode ser congelada novamente.

Você já usou esses métodos antes?