Ervas sempre prontas para cozinhar? Descubra como preparar cubos práticos!

por Roberta Freitas

08 Abril 2022

Ervas sempre prontas para cozinhar? Descubra como preparar cubos práticos!

Existem vários métodos úteis para fazer com que as ervas aromáticas frescas durem muito tempo, pois é difícil tê-las prontas para serem colhidas nos períodos mais frios do ano, e às vezes até nos picos mais quentes do verão. Uma das mais convenientes é aquela que envolve congelá-las para ter os cubos prontos para colocar em uma panela, já em porções e talvez até uma mistura de diferentes aromas.

Abaixo explicamos o método muito simples para preparar esses cubos, e algumas outras alternativas para conservar suas ervas aromáticas favoritas por muito tempo.

Recolha todas as folhas e galhos de ervas aromáticas que você precisa das plantas: às vezes é uma maneira de salvar o que pode ser salvo antes da chegada do inverno, mas também é útil quando você precisa podar uma planta - por exemplo - de alecrim ou tomilho que cresceu demais e você não quer jogar fora os galhos. De qualquer forma, ao cortar partes das plantas, faça isso com tesoura (ou faca) com lâminas bem afiadas e esterilizadas, e se quiser que a planta dure o maior tempo possível, sempre se informe sobre a melhor forma de intervir. Há plantas que devem ser germinadas, outras que toleram cortes ainda mais agressivos sem correr o risco de morrer. Resumindo, arrancar as folhas também pode ser uma oportunidade para promover um melhor crescimento da planta!

De qualquer forma, não exagere na redução do tamanho da planta. É necessário deixar vegetação suficiente para garantir a sobrevivência da planta e também para evitar a eliminação de todas as inflorescências: as plantas aromáticas estão entre as preferidas das abelhas e outros insetos essenciais para o nosso ecossistema.

Limpe as folhas e galhos: esses também devem ser lavados como se faz com frutas e legumes para eliminar bactérias e outros contaminantes, depois para secá-los pressione-os suavemente entre duas folhas de papel absorvente e deixe secar ao ar livre.

Faça-os em pedaços pequenos, cortando-os como se fosse usá-los naquele momento em algum prato.

Neste ponto, basta encher até metade os vários compartimentos de uma ou mais bandejas para cubos de gelo com ervas: você decide se quer misturar alguns tipos diferentes em cada compartimento ou não.

Encha cada compartimento com azeite de oliva até cobrir completamente as ervas.

Cubra bem as formas com película de cozinha e coloque no freezer.

Modos alternativos

Se você preferir cozinhar com manteiga e ervas, você também pode criar pedaços de manteiga em forma de salame, que você cortará para usar a porção necessária.

O procedimento é muito simples: use manteiga à temperatura ambiente, que é, portanto, macia o suficiente para ser processada e coloque-a em uma tigela de metal ou cerâmica, depois adicione a erva aromática de sua preferência (tomilho, cebolinha etc.) com uma espátula para distribuir tudo. Cuidado para não tocar com as mãos, pois o calor faria a manteiga derreter demais. Quando tiver distribuído bem as ervas na manteiga, use uma película aderente (ou mesmo papel vegetal) para formar um rolo, tal como um salame.

Você pode mantê-la embrulhada em papel filme ou até papel alumínio, mas ela ficará na geladeira e terá o mesmo prazo de validade da manteiga usada originalmente.

Caso contrário, sempre há opções para secar ervas e armazená-las em potes. Isto pode ser feito:

  • Mantendo os galhos virados para baixo em locais secos, frescos e escuros, cobertos com musselina ou gaze para evitar que fiquem empoeirados ou sujos;
  • Com um secador;
  • No forno, cozinhando na temperatura mais baixa por cerca de uma hora, virando-os após 30 minutos para garantir que sequem uniformemente.

Qual método você prefere?