Salas de estar ao ar livre: se inspire em 11 ideias fantásticas para jardins, terraços e varandas

por Roberta Freitas

05 Maio 2022

Salas de estar ao ar livre: se inspire em 11 ideias fantásticas para jardins, terraços e varandas

Ter um espaço ao ar livre é uma vantagem importante em qualquer casa: em dias com temperaturas mais amenas e depois durante toda a estação quente é bom poder passar o tempo ao ar livre, comer, conversar ou simplesmente relaxar. Assim, quem tem varanda, terraço ou jardim certamente quer torná-lo o mais acolhedor e agradável possível para si e para a visita de amigos e familiares.

As ideias para montar salas e espaços onde se possa passar o tempo em companhia são infinitas, e às vezes basta encontrar aquela que nos chama a atenção, usá-la como ponto de partida e recriar um ambiente semelhante. Abaixo, portanto, você encontrará alguns belos exemplos para se inspirar.

Especialmente se você estiver em um pátio com paredes altas, instalar uma plataforma elevada do lado de fora da casa cria um espaço para viver confortavelmente em muitas épocas do ano. Se a superfície disponível não for muito grande, é melhor usar o canto para um sofá sob medida.

Uma grande varanda se transforma em uma charmosa sala de estar com carpete, alguns móveis de jardim e muitos vasos de plantas.

A ideia de delimitar o espaço a ser reservado para a sala de estar ao ar livre com um piso diferente do restante é muito agradável: não só as áreas de concreto, mas também cascalho e similares, em contraste com o gramado circundante. E elas podem ter qualquer formato que você quiser, até mesmo redondos com uma bela fogueira no centro.

Para criar privacidade e também abrigar do sol ou chuvas leves, os gazebos são sempre uma excelente ideia. É melhor apoiá-los em uma plataforma de madeira.

No meio do terreno, um pouco de cascalho indica a superfície a ser mobiliada com espreguiçadeiras, poltronas e o braseiro no centro. Mesmo quando as noites são mais frescas, acender o fogo e algumas lanternas e manter os cobertores prontos tornarão esses espaços habitáveis.

Cerca preta como os móveis, mas piso claro e muitos elementos em materiais e fibras naturais: uma mistura boho elegante e verdadeiramente fascinante. E não faltam fios de lâmpadas como iluminação.

Uma sala que toda em tons de branco e cinza escuro, tendo como pano de fundo uma casa branca.

Tal como no interior da casa, os tapetes ajudam a enriquecer e sobretudo a definir o espaço dedicado a estas salas. Será necessário escolher materiais que não descolorem com o sol e que resistam às intempéries, mas também estes tenderão a ser guardados para o inverno.

Uma parede de casa de vidro, que se abre imediatamente para uma área externa pavimentada de madeira e protegida por um dossel de metal e vidro: é super elegante e combina lindamente com a vegetação exuberante ao redor.

Entre os elementos que pode considerar adicionar ao exterior, um pouco mais original se quiser, estão os sofás suspensos como balanços...

... ou verdadeiras lareiras ao ar livre!

Qual é a sala de estar ao ar livre dos seus sonhos?