Aprenda a multiplicar plantas de hortênsia sem custo

por Roberta Freitas

07 Maio 2022

Aprenda a multiplicar plantas de hortênsia sem custo

Entre as plantas mais elegantes que se pode ter no jardim estão certamente as hortênsias: estes arbustos de dimensões às vezes muito consideráveis ​​anunciam a chegada do verão com suas grandes flores de muitas cores e formas diferentes. Se você mergulhar no mundo das variedades colecionáveis ​​e descobrir as diferentes famílias existentes, ficará realmente fascinado com a aparência muitas vezes surpreendente de alguns espécimes.

Mas mesmo nas que são vistas com mais frequência não falta charme, com a sua beleza clássica, se tivermos espaço no jardim ou em grandes vasos nas varandas e terraços, podemos querer escolher as hortênsias como protagonistas. Então, por que não propagar suas plantas criando muitos novos espécimes, que podem até se tornar belas ideias de presentes?

Creativo

Creativo

Para propagar hortênsias você precisa de alguns segmentos de seus ramos: o melhor momento para multiplicar essas plantas, portanto, é quando elas são podadas, ou em qualquer caso quando - talvez por algum acidente ou fortes rajadas de vento - vemos ramos quebrados.

A maneira mais simples de multiplicar hortênsias é de fato através do corte, que pode ser feito de duas maneiras:

1) Enraizando os galhos na água.

Neste caso, você precisará de: uma tesoura bem afiada e desinfetada, uma jarra de vidro também limpa e desinfetada, água.

Corte os galhos para que você tenha segmentos de no máximo 20 cm. O ideal é garantir que o corte da ponta a ser inserida na água seja um pouco oblíquo, e a outra ponta que sai do pote perfeitamente paralela ao galho. É aconselhável fazer os cortes na planta de manhã ou à noite. Além disso, deve ser cortado logo acima de um “nó”, que é onde aparecem os botões.
2. Corte as folhas de modo a dividi-las ao meio na horizontal (você vai levantar a metade em direção à ponta, uma espécie de semicírculo ficará presa ao caule). Você também pode pular esta etapa se não houver muitas folhas no raminho.
3. Encha o frasco até três quartos com água e insira os galhos. Coloque o frasco em um local claro, onde os raios do sol sejam um pouco filtrados, principalmente nas horas mais quentes do dia.
4. Troque a água cerca de duas vezes por semana e, em qualquer caso, quando você perceber que está começando a ficar turva.
5. Seja paciente: pode levar dias ou até algumas semanas antes que você veja as raízes brotando, e nem todos os galhos conseguirão.
6. Quando as raízes tiverem 4 ou 5 centímetros de comprimento, você pode mover as estacas para o solo. Continue a ler para saber mais.

2) Inserindo diretamente os galhos no solo.

Neste caso, você precisará de: um vaso de plástico ou terracota (não deve ser muito grande, aqueles de 20 cm de diâmetro ou um pouco menores são bons), um pouco de argila expandida, solo para plantas acidófilas, algum composto , tesoura, hormônio enraizador em pó (encontrado em centros de jardinagem ou online), um copo de água.

Prepare o vaso: coloque alguns dedos de argila expandida no fundo, depois encha com terra à qual você misturou o composto (um punhado é suficiente). Em vez de composto, você pode usar outras substâncias que enriquecem o solo, como húmus de minhoca.
2. Pegue os ramos como no caso anterior e corte as folhas conforme indicado.
3. Mergulhe a ponta que acabará no solo em água e, imediatamente depois, passe-a no hormônio enraizador em pó
4. Insira o raminho no solo.
5. Faça isso para todos os galhos.
6. Imediatamente regue um pouco para compactar o solo e complete o nível do solo no vaso, se necessário
7. Continue a regar algumas vezes por semana: o solo não deve secar completamente, mas você também não deve exagerar. As hortênsias gostam de um solo consistentemente úmido, mas nem sempre encharcado. De qualquer forma, não passe mais de um dia com o solo completamente seco, especialmente enquanto espera que elas criem raízes.

Você terá plantas para poder reproduzir de novo após um ou dois anos, dependendo do tipo. Geralmente, esse procedimento é feito no início da primavera ou em qualquer caso não no período mais quente do ano ou enquanto as plantas estão se preparando para florescer. Depende sempre do melhor momento para a poda, dependendo do tipo de hortênsia que você está lidando. E é bom deixá-las assim, no vaso, por alguns anos: não se preocupe se no inverno parecer que as plantas estão mortas, porque com a chegada da primavera os galhos começam a brotar. Depois de alguns anos, você pode movê-los para vasos um pouco maiores ou diretamente para o solo.