Espere para jogar fora os itens do dia a dia: você pode reciclá-los de maneira útil!

por Roberta Freitas

07 Maio 2022

Espere para jogar fora os itens do dia a dia: você pode reciclá-los de maneira útil!

Muitas vezes, quando um objeto que usamos todos os dias quebra ou não é mais utilizável para sua finalidade principal, nós o jogamos fora sem pensar duas vezes. Mas não raras vezes poderíamos dar uma nova vida a esses itens reciclando-os com imaginação: podemos usá-los para diferentes propósitos, salvar apenas uma parte deles para criar um projeto diferente ou desmontá-los e remontá-los para decorar algo de forma original e inesperada.

Os exemplos podem ser muitos, e aqui estão algumas ideias que podem ser úteis para reutilizar objetos de uso comum.

Sutiãs: quando substituir o aro já não basta, pois talvez a peça toda tenha desgastado a ponto de não cumprir mais sua função, ainda podemos continuar usando o estofamento dos bojos, se o modelo previa. Eles podem se tornar uma almofada para deixar os sapatos com salto mais confortáveis.

Uma ideia realmente inusitada também é transformar cada copa (ainda equipado com aro!) em uma joelheira protetora. Elas podem ser úteis não apenas se quisermos experimentar alguns esportes, como andar de patins (onde talvez seja melhor usar proteções mais compatíveis), mas quando você estiver fazendo algum trabalho que o force a ficar de joelhos por um longo tempo, especialmente se você não é mais tão jovem.

Há também quem tenha pensado em incorporar um sutiã que não era mais usado (talvez as alças ou outros pedaços tenham perdido a forma, mas a copa não) em uma peça feita à mão em crochê: são perfeitas para dar forma a um corpete.

CDs antigos: com os dados agora contidos em pendrives USB e músicas consumidas majoritariamente digitalmente, os discos compactos são cada vez mais uma relíquia do passado. Além disso, os arranhados ficam inutilizáveis... Até que se transformem em outra coisa.

Por exemplo, você pode obter peças para decorar prateleiras e superfícies com um mosaico.

Ao modelá-los com um pouco de calor, podem assumir mil formas: há quem os transforme em flores para decorar, por exemplo, o jardim. Além disso, os reflexos que emanam dos CDs podem ser usados ​​para afugentar os pássaros do jardim.

Um dos projetos clássicos de reciclagem de CDs é transformá-los em porta copos.

Quando sobra pouca tinta na embalagem, isso não significa necessariamente que ela seja inutilizável: se ela tiver uma composição que funcione bem em outros materiais, você poderá usá-la para alguns pequenos projetos de bricolage, como repintar até mesmo algumas peças de móveis .

E se você tiver apenas um resquício de tinta colorida, mas muita tinta branca, pode misturar a primeira com quantidades cada vez maiores da segunda para criar tons da mesma gama de cores: será perfeito para pintar móveis com um efeito degradê.

Além disso, se você realmente não sabe o que fazer com ela, pode perguntar para amigos e conhecidos se não precisam: você nunca sabe se alguém precisa dela para projetos de bricolage em casa!

O papel alumínio também pode ser útil de várias maneiras. Geralmente, as folhas que cobriam ou embrulhavam algum alimento, mesmo que de fato não estejam sujos com restos de comida, são jogados fora. Mas existem várias maneiras de usar as bolas de papel alumínio, como raspar grades de metal ou até mesmo na lavanderia ou lava-louças.

E se uma tira lisa de papel alumínio permanecer, é muito conveniente para mover móveis pela casa sem arranhar o chão.

Quais são as ideias de reciclagem mais úteis que você já usou?