Não sabe o que fazer com o copo que continha a vela perfumada? Reutilize-o de forma criativa

por Roberta Freitas

13 Maio 2022

Não sabe o que fazer com o copo que continha a vela perfumada? Reutilize-o de forma criativa

Algumas velas perfumadas são verdadeiros prazeres para se deliciar em ocasiões especiais: há marcas que também são bastante caras, e apresentam seus produtos refinados em potes ou copos muito bonitos. Mas mesmo aquelas não tão luxuosas costumam ser recipientes de vidro resistentes e às vezes coloridos que não nos importamos de jogar no lixo quando estão vazios.

Com um pouco de criatividade, porém, podemos continuar a usar a embalagem de vidro que continha a vela perfumada, de modo a mobiliar a casa com fantasia e evitar desperdícios desnecessários. Confira as ideias abaixo.

A primeira ideia de reciclagem é provavelmente aquela que não envolve mudar o uso pretendido desses objetos: de fato, se você pegar um pouco de cera (mesmo os restos de outras velas) e um pavio, você pode facilmente voltar a desfrutar de uma vela - até mesmo perfumada - no mesmo recipiente.

Obviamente você terá que derreter completamente tudo e limpar bem o vidro antes de usá-lo novamente, mas é uma opção infalível: existem muitas maneiras de criar velas dependendo do tipo de cera, da cor a ser dada (com corante alimentar ou giz de cera derretido, por exemplo), decorações ou até o perfume a escolher! Caso contrário, você também pode colocar velas dentro deles, talvez até mesmo em um fundo de areia, pedras coloridas, pérolas e muito mais.

Eles são perfeitos como vasos de flores: algumas velas finas estão contidas em grandes frascos de vidro. Um pouco de água dentro e você pode colocar algumas flores frescas no pote. Aqueles um pouco menores também ficam lindos com um ou dois botões de rosa ou outras flores importantes deixadas com um caule curto. E claro que você também pode rechear com flores secas ou artificial, para composições que duram muito!

Caso contrário, também é bom usá-los para plantas suculentas que não precisam ser regadas com frequência e, portanto, podem sobreviver mesmo com apenas alguns respingos de água (ou seja, sem precisar drenar a água do fundo). É o caso de muitas suculentas, e o charme de colocá-las em recipientes de vidro está no fato de que criar vários níveis de substrato com materiais diferentes (até coloridos!) e sempre visíveis contribui para a renderização estética do frasco, e você pode até ver as raízes crescendo.

Com um pouco de destreza, você também pode adicionar pedestais e até usar as tampas de certas velas para criar um conjunto de recipientes para vários acessórios de beleza. Pincéis, grampos de cabelo, elásticos, discos desmaquilhantes e muito mais: ficam lindos em recipientes personalizados.

O mesmo pode ser dito em muitos outros casos: artigos de papelaria em uma mesa, bem como acessórios, joias e quaisquer outros itens pequenos que é melhor deixar junto do que espalhados.

Se os potes forem grandes e equipados com tampas, estes podem, por sua vez, se tornarem castiçais para as velinhas.

Boa reciclagem!