Jardins sombreados: 10 ideias para criar espaços verdes para se apaixonar

por Roberta Freitas

28 Junho 2022

Jardins sombreados: 10 ideias para criar espaços verdes para se apaixonar

Embora seja indiscutível que muitas das plantas mais populares devido às suas flores vistosas precisam de uma exposição bastante ensolarada para produzir muitas inflorescências e crescer no seu melhor, também há muitas outras que conseguem chamar a atenção pela beleza de suas formas e cores, e que preferem permanecer na sombra parcial.

São plantas que adoram lugares frescos e menos ensolarados, com uma abundância de vegetação ao redor que cria o ambiente adequado para seu crescimento: plantas de sombra e sombra parcial, de fato, têm flores menos visíveis (e não todas), mas concentram a sua beleza em folhas com formas e cores absolutamente encantadoras. Elas são ainda mais fascinantes, então, se combinadas entre si para criar manchas verdes no jardim que se tornam verdadeiros oásis de paz.

Folhagem exuberante, com plantas atingindo diferentes alturas para criar áreas verdes cheias de detalhes a serem descobertos: esse é o charme dos recantos sombreados do jardim.

Entre as plantas mais utilizadas para esses espaços estão certamente as hostas e a heuchera: basta pesquisar rapidamente cada um desses nomes para descobrir que elas têm uma infinidade de formas e cores que podem facilmente competir pela atenção de qualquer pessoa com muitas outras plantas mais conhecidas. Além disso, tanto a hosta quanto a heuchera também têm flores muito elegantes, embora menos vistosas.

Folhas variadas e muitas formas diferentes, entre rochas e gramado. Aqui e ali salpicos de cor dados por plantas com flores que adoram sombra parcial e frescor, como astilbe ou hortênsia.

Eles realmente parecem jardins encantados, oferecendo um abrigo agradável do calor do verão!

Hortênsias combinadas com hostas e, em seguida, algumas flores sazonais, como impatiens.

Combinar as plantas com uma cobertura de pedra britada de algum tipo que crie um efeito estético agradável com o resto do jardim também é uma opção para locais não muito ensolarados na casa, mesmo sem ter que preencher de vegetação.

Mesmo sem grandes flores à vista, você não acha esses cantos de verde (e amarelo e branco...) realmente espetaculares?

Se você está procurando combinações de hortênsia e hosta para cobrir o chão, considere a lysimachia nummularia aurea e uma ajuga roxa: é um dos pares mais amados pelos designers de jardins.

E para as pinceladas de cor há sempre os Astilbe, com as suas penas muito leves e pintadas de várias cores.

Aqui também estão alguns exemplos das muitas cores de folhagem da heuchera.

Já montou alguns cantinhos verdes no jardim que fica na sombra?